pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Afinal, quem seria o interlocutor do tenente-coronel Mauro Cid?
Powered By Blogger

sábado, 23 de março de 2024

Editorial: Afinal, quem seria o interlocutor do tenente-coronel Mauro Cid?



Em algum momento saberemos de quem se trata. Inquirido a este respeito, o oficial optou por não declinar o nome do suposto "amigo". Nenhum possibilidade a este respeito está sendo descartada. Em que circunstâncias o áudio foi gravado? Haveria autorização do ofical para a sua gravação e posterior divulgação? Como a revista teve acesso ao material? Mauro teria sido vítima de uma armação, com propósitos explícitos de tumultuar o andamento das investigações sobre  a tentativa de golpe do 08 de janeiro, possivelmente a hipótese mais provável?  Neste caso, quem teria "plantado" o áudio com tal objetivo? Civis? militares? 

Assim como ocorreu em inúmeros episódios surreais que envolveram a tessitura da tentativa de golpe do 08 de janeiro, sugere-se que estamos diante de mais um deles. Neste caso, mais uma vez, o tiro saiu pela culatra, prejudicando sensivelmente a situaçaõ já complicada do militar Mauro Cid, que voltou à prisão e corre o risco de ter o seu acordo de colaboração premiada anulado. A gravação, a divulgação ou o teor do áudio, feriu frontalmente os termos dos acordos celebrados entre o oficial e a Polícia Federal. Durante o depoimento do dia de ontem, 22, no STF, Mauro Cid confirmou o conteúdo do áudio, com críticas à Polícia Federal. 

O áudio, no entanto, não alterará em nada a linha de condução das investigações que estão sendo procedidas pela Polícia Federal, em comum acordo com o Supremo Tribunal Federal. Temos a convicção de que não haverá condescendência com os conspiradores da tentativa de golpe de Estado. Os atores políticos e civis que tramaram contra as nossas instituições democráticas arcarão com as consequências de seus atos. Nas coxias, sugere-se que os bolsonaristas teriam comemorado o episódio, que poderia produzir uma narrativa contra a condução dos trabalhos de investigação, que poderia favorecer a defesa de outros implicados. O tiro saiu pela culatra. 

No mesmo momento em que era decretada a prisão do militar, agentes da Polícia Federal saía às ruas à procura do possível interlocutor do ex-ajudante de ordens da Presidência da República. Buscas foram realizadas em sua residência e o telefone de sua esposa foi apreendido. Com uma eventual extinção do acordo de delação premiada, sua família, que estava protegida pelos termos do acordo, teme por possíveis novas consequências.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário