pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Os "fios desencapados" deixados pelos conspiradores da tentativa de golpe do 08 de janeiro.
Powered By Blogger

domingo, 3 de março de 2024

Editorial: Os "fios desencapados" deixados pelos conspiradores da tentativa de golpe do 08 de janeiro.



No jargão policial, "fios desencapados" são elementos deixados pelos criminosos, que ajudam a polícia a chegar aos seus autores. No maior assalto a instituições bancárias já ocorridos no país, o do Banco Central de Fortaleza, um dos meliantes deixou, por engano, um papelzinho anotado com um telefone celular, que se constituiu num dos elementos que mais favoreceu as insvestigações conduzidas pela Polícia Federal no caso específico. 

No caso da tentativa frustrada do golpe do 08 de janeiro, a cada dia surgem mais fios desencapados, o que sugere ou amadorismo - hipótese de imediato descartada, uma vez que alguns deles são golpistas desde pequenininhos, pois também estiveram no epicentro do Golpe Civil-Militar de 1964 - ou a convicção absoluta de que a empreitada seria irreversível, hipótese mais provável. Hoje, dia 03, uma jornalista da Globo News chegou a ler um suposto "discurso", já preparado por um ex-presidente, com o propósito de ser lido após a materialização do golpe. 

Agora aparece uma agenda com anotações detalhadas das  "providências" a serem tomadas para viabilizar a intentona obscurantista, de propriedade de um dos principais artífices do projeto autoritário, aquele que concordou desde sempre com a investida contra as nossas instituições democráticas. Conforme afirmamos pela manhã, o cerco está se fechando a cada novo depoimento prestado à Polícia Federal. No dia 01\03, foi a vez do general Freire Gomes, ex-comandante do Exército. 

O depoimento do general durou 07 horas e está sendo mantido sob sigilo, embora aqui e ali, a imprensa acabe chegando a alguns fatos que acabam vazando de alguma forma, em alguns casos por pessoas ligadas aos próprios depoentes. Vamos aguardar as conclusões do inquérito conduzido pela Polícia Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário