pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Depoimento do general Freire Gomes fecha o círculo da trama golpista do 08 de janeiro.
Powered By Blogger

domingo, 3 de março de 2024

Editorial: Depoimento do general Freire Gomes fecha o círculo da trama golpista do 08 de janeiro.



Não somos investigadores da Polícia Federal, mas algo sugere que o depoimento do general Freire Gomes ao órgão, no dia de ontem, deve ter contribupido para emendar os fios soltos do novelho da trama golpista que desejava abolir o Estado Democrático de Direiro no país. O general, ex-comandante do Exército, falou durante 07 horas, respondendo a todos os questionamentos formulados. Os interrogadores da PF teriam 80 quenstões formuladas, mas fizeram mais de 300 questionamentos, em razão do comportamento colaborador do militar, que não se recusou a responder nenhuma questão.  

Como estamos enfatizando por aqui, os militares estão dando uma contribuição fundamental para o esclarecimento definitivo da engenharia institucional obscurantista que chegou a ser planejada contra as nossas instituições democráticas. Os novos apelos por anistia talvez possa ser entendido em tal contexto, ou seja, os conspiradores sabem que não há mais volta nas investigações conduzidas pela Policia Federal e eles terão que arcar com as consequências decorrentes dos seus atos. 

A Polícia Federal, por razões óbvias, guarda sigilo absoluto sobre o depoimento do general, mas, como sempre, alguma coisa acaba vazando. Segundo o que está sendo divulgado pela imprensa, o general teria informado que os acampamentos golpistas armados na frente dos quartéis não foram desmontados por ordem do ex-presidente Jair Bolsonaro; confirma a existência de reuniões conspiratórias, onde a minuta do golpe teria sido apresentada; uma nota divulgada pelos comandantes militares em defesa dos acampados, por iniciativa do então Ministro da Defesa. 

A Polícia Federal voltaria a ouvir o ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, que integra um programa de colaboração premiada. O militar hoje funciona como uma espécie de bússula nessas investigações. O general Freire Gomes cumpriu um papel determinante para que a trama golpista não fosse exitosa, pois tinha a prerrogativa de ordenar a mobilização das tropas. Tal atitude legalista e constitucionalista deixou alguns golpistas renhidos enfurecidos, mas salvou o país das trevas inerentes a tais momentos de ruptura institucional. A frágil democracia brasileira tem uma dívida de gratidão com o general.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário