pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: A ilha de João Ubaldo Ribeiro dominada pelo crime organizado.
Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de março de 2024

Editorial: A ilha de João Ubaldo Ribeiro dominada pelo crime organizado.



Numa dessas viagens ao Estado da Bahia, mais precisamente a Salvador, aproveitamos para conhecer a Ilha de Itaparica, terra do escritor João Ubaldo Ribeiro. Posteriormente, escrevemos até um conto tratando dessa experiência, inspirado pelo autor de Viva o Povo Brasileiro, que envolveu os espaços de memória sobre o escritor baiano, além dos seus points de boemia de boa gastronomia, como a moqueca de ostra, o seu prato preferido. É curioso como os baianos apreciam um fruto do mar. Jorge Amado, quando participava do círculo literário que se reunia no Bar Central, em Maceió, não dispensava seus tradicionais pratos de sururu. 

São apenas 45 minutos que separam a capital baiana da Ilha de Itaparica, num transporte feito de balsa. Há projeto de construção de uma ponte, ligando a capital à Ilha, no que seria a maior ponte do mundo. O bom seria se seguíssemos neste diapasão de texto, tratando dos atrativos culturais, e gastronômicos e religiosos do local, onde existe alguns terreiros de cultos de religião de matriz africana com características bem específicas. Mas, infelizmente, diante o clima de insegurança que o Estado da Bahia está enfrentando, o assunto não é dos mais agradáveis. 

Ontem, dia 20, nos chegou a informação de que a Ilha está tomada pelo medo, pois ali está sendo travada uma luta sangrenta entre facções do crime organizado. O Bonde do Maluco, que antes mantinha uma aliança com o PCC, entraram em rota de colisão e hoje estabelecem uma luta ferrenha pelo controle do tráfico de drogas na Ilha. Para ser mais preciso, sugere-se que a ruptura entre as duas facções é mais profunda, ampliando as áreas em conflito para a periferia da capital do Estado.  A Bahia esntou numa aspiral de violência que parece que não terá mais fim. São recorrentes os assaltos e furtos até em área estratégicas para o turismo no Estado, como é o caso das imediações do Farol da Barra, assim como no bairro boêmio do Rio Vermelho. Itapuã, onde Vinicius de Moraes e Jorge Amado mantinham residências de veraneio no passado, nem pensar.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário