pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Mantido sob sigilo, depoimento do general Freire Gomes à Polícia Federal irrita setores militares e bolsonaristas.
Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de março de 2024

Editorial: Mantido sob sigilo, depoimento do general Freire Gomes à Polícia Federal irrita setores militares e bolsonaristas.


Aqui e ali, sugere-se alguns eventuais vazamentos do depoimento prestado pelo ex-comandante no Exército, o general Freire Gomes, à Policia Federal. O general teria falado por 07 horas, não se recusando a responder a nenhuma pergunta formulada pelos interrogadores da Polícia Federal. Supõe-se tratar-se de um depoimento "bombástico", mas convém aguardar as conclusções dos trabalhos conduzidos pela Polícia Federal. haveria 80 questionamentos iniciais que se transformaram em 400 perguntas. A própria Polícia Federal considera um dos depoimentos mais esclarecedores até agora prestado. A questão aqui é simples, se você não esteve entre aqueles atores que tramaram contra as nossas instituições democráticas e a abolição do Estado Democrático de Direito, não porque se preocupar.  

Como já enfatizamos por aqui, o general Freire Gomes está entre aqueles militares lagalistas, obediente aos preceitos constitucionais, que se recusaram a embarcar na aventura golpista encetada pelo governo anterior. Hoje blogs como o da jornalista Andréa Sadi nos informam que há setores militares civis bastante insatisfeitos com o depoimento do general. Não conseguimos ler a matéria, mas, no dia de ontem, também tomamos conhecimento de algo parecido, ou seja, tais setores também estariam preocupados com os rumos das investigações conduzidas pela Polícia Federal. 

No Brasil, como se sabe, essas coisas são bastante complicadas neste sentido. As relações entre poder civil e poder militar estão longe de um padrão de harmonização. Essa incipiente campanha por anistia daqueles que estiveram no epicentro das tessituras golpistas no país tende a tomar fôlego daqui para frente. No Brasil sugere-se que as autoridades civis precisam pedir autorização dos militares para continuarem seus trabalhos de investigações, mesmo  quando eles estão envolvidos até medula em atos ou ações delituosas. São coisas de democracias não consolidadas. 

Ainda adolescente este editor assitiu a um filme onde um militar americano sofria duras reprimendas do seu superior. A razão da dura reprimenda: A falta grave de ter desobedecido uma autoridade civil. Segundo a jornalista, o general Freire Gomes passou a ser visto como um "traidor" depois do seu depoimento, tornando-se o alvo de eventuais campanhas de bolsonaristas com o propósito de "desacreditá-lo".    

Nenhum comentário:

Postar um comentário