pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Operação "Fake Loan" em Curral de Cima.
Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de março de 2024

Editorial: Operação "Fake Loan" em Curral de Cima.


Localizada na microrregião do litoral norte paraibaino, nos limites das cidades de Rio Tinto e Mamanguape, a cidade de Curral de Cima é uma dessas típicas vilas interioranas, onde as pessoas se reúnem na praça central para prosear no final da tarde, realizam suas feiras aos sábados, nunca deixando de incluir a carne de charque, prefencialmente a ponta de agulha para engordar o feijao, assim como a farinha de mandioca para abastecer a despensa. Missa aos domingos, excursão para alguma cachoeira de cidade vizinha como opção de lazer e, naturalmente, romaria em alguma época do ano para pagar as promessas aos santos da Igreja Católica, agradecendo pelas graças alcançadas. 

Recentemente, no entanto, a cidade passou às manchetes dos jornais locais por um outro motivo: A operação "Fake Loan", desencadeada pelo GAECO, o Ministério Público e o Tribunal de Contas da Paraíba. Os órgãos de fiscalização e controle detectaram transações irregulares contraídas através de empréstimos falsos, que servidores de cargos de confiança faziam, em alguns casos, contingenciados por constrangimentos. Suspeita-se que o atual gestor do município possa estar envolvido nessas irregularidades.  

O mecanismo é intrincado, mas, no final, a grana acabava chegando às mãos dos seus reais destinatários, ou seja, os cabeças do esquema fraudulento. É curioso como pode faltar soluções para os reais problemas enfrentados pelos municípios brasileiros, mas a criatividade neste terreno viceja. Hoje, um dos mecanismos mais eficazes de lavagem de dinheiro do tráfico, por exemplo, são determinadas igrejas evangélicas, onde o dinheiro sujo pode ser transformado em ofertas dos fiéis, livres do crivo das instituições de controle do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário