pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Lira tenta aparar as arestas baianas do seu candidato à Presidência da Câmara dos Deputados.
Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de março de 2024

Editorial: Lira tenta aparar as arestas baianas do seu candidato à Presidência da Câmara dos Deputados.


Depois da estupenda votação de Lula na Bahia, seus apoiadores no Estado chegaram à Brasília com um grande capital político. Rui Costa, duas vezes governador do Estado, hoje na Casa Civil do atual Governo, por exemplo, figura entre aqueles que podem ser ungidos pelo morubixaba petista nas eleições presidenciais de 2030. O senador Jaques Wagner, líder do Governo no Senado, é outro nome que integra o chamado núcleo duro que baliza as diretrizes políticas do Governo Lula 3. A despeito da última rusga criada com o STF, continua prestigiado. 

A engenharia institucional forjada pelo atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, com o propósito de fazer seu sucessor, prevê, necessariamente, alguns afagos do Governo, por mais contraditório que isso, aparentemente, possa parecer. Trata-se de um jogo bastante intrincado, uma vez que o sujeito ainda está com a caneta na mão e plenos poderes. Um erro de cálculo político do Planalto por aqui pode representar danos irreversíveis. O apoio do Planalto a um candidato de oposição ao cacique alagoano precisa ser milimetricamente bem calculado. 

É neste terreno pantanoso que ganha musculatura a candidatura do apadrinhado de Lira, o Deputado Federal baiano Elmar Nascimento(UB-BA). Oposição até existe, mas Elmar está literalmente "blindado" pelas circunstâncias. Por indisposições paroquiais, a ala baiana do Governo não apoia o seu nome, o que tem levado Arthur Lira a tecer algumas costuras políticas nos sentido de aparar as arestas. Lira, inclusive, passou a ter, recentemente, um forte trânsito com Rui Costa, com quem articula politicamente neste momento, em prejuízo de Alexandre Padilha, Ministro das Relações Institucionais, com quem anda de relações azedadas.

Segundo a coluna do jornalista Cláudio Humberto, Elmar Nascimento, apoiado pelo seu padrinho político, chegou a ser recebido até no Palácio de Ondina, pelo governador Jerônimo Rodrigues, mas apenas por estar ladeado por Arthur Lyra. Pesa contra Elmar Nascimento o fato de já flertado com o bolsonarismo. Caso ele seja eleito o novo presidente da Câmara dos Deputados, assim como Davi Alcomumbre no Senado Federal, o União Brasil faz barba, cabelo e bigode no Legislativo.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário