pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: O xadrez político das eleições municipais de 2024 no Recife: Paraná Pesquisas aponta liderança de João Campos em todos os cenários.
Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de março de 2024

O xadrez político das eleições municipais de 2024 no Recife: Paraná Pesquisas aponta liderança de João Campos em todos os cenários.

Crédito da foto: Rodolfo Locpert


Já faz algum tempo que não tratamos deste assunto por aqui, mas convém fazê-lo, para não perdermos o bonde das próximas eleições municipais no Recife ou algum lance importante. É preciso ficar de olho no lance, conforme observa o Sílvio Luiz. Durante este período, alguns fatos ocorreram, merecedores de nossa apreciação, como os movimentos do Palácio do Campo das Princesas no sentido de cooptar partidos da base de apoio do prefeito João Campos; o "cisma no PDT local, depois que o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, resolveu apoiar o nome do Deputado Federal Túlio Gadelha, da Rede Sustentabilidade, como pré-candidato à Prefeiuta da Cidade do Recife, quando as lideranças locais do partido já haviam fechado com o projeto de reeleição do prefeito João Campos; Assim como uma pesquisa recente do Instituto Paraná Pesquisas - de grandes acertos nas últimas eleições presidenciais - apontanto um cenário de céu de brigadeiro no que concerne ao projeto de reeleição do atual gestor, com uma aprovação que já supera 80% do eleitorado. 

Em termos de Brasil, João só perde para um prefeito de uma cidadezinha do Pará, Macapá, filiado recentemente ao MDB, Dr. Furlan. O caboclo tem mais de 90% de aprovação popular e o grupo político do governador Jáder Barbalho Filho já o atraiu para as suas fileiras, de olho nas eleições presidenciais de 2026, na expectativa de compor a chapa presidencial encabeçada pelo morubixaba petista.  Há quem diga que a governadora Raquel Lyra não deixa de lançar seus olhares e ouvidos sobre o que se passa na cozinha do Palácio Capibaribe. Pode até ser verdade, mas a gestora enfrenta neste momento, uma espécie de tempestade perfeita, ou seja, um turbilhão de problemas na gestão que seriam capaz de tirar o sono de qualquer gestor, como os gravíssimos índices do aumento da violência no Estado. A revista Veja desta semana traz uma longa matéria abordando este assunto, onde faz menção desde à trajetória política da gestora, até este momento delicado que ela enfrenta na condução do Governo do Estado.  

Conforme a matéria, há outros problemas, inclusive os políticos, mas esta questão da segurança pública é o maior deles, sem qualquer sombra de dúvidas, principalmente se considerarmos as fragilidades nos expedientes que estão sendo adotados no seu enfrentamento. Trata-se de um assunto nevrálgico. Já escrevemos alguns artigos tratando do assunto, mas optamos por não publicá-los por aqui para não melindrarmos. Não somos apenas nós. O país está com os nervos à flor da pele e continua "descendo mais alguns degraus", se considerarmos o nível de alguns parlamentares que deverão liderar comissões importantíssimas no Legislativo.  

Ao ter dois partidos retirados de sua base de apoio político pela governadora, a expectativa ea a de que o prefeito João Campos(PSB-PE) apressasse uma definição de sua relação com o PT consoante às próximas eleições municipais. Pelo andar da carruagem política, tudo continua no mesmo diapasão de antes, mas asseguramos que não adiantarão as pressões para o prefeito aceitar o vice indicado pelo partido em sua chapa. Nem a entrada do morubixaba petista nessas negociações sugere que o quadro possa vir a ser revertido.

Apenas um tsunami político poderia alterar a condição de liderança absoluta na disputa hoje ostentada pelo herdeiro do espólio eleitoral do ex-governador Eduardo Campos. Nesta pesquisa, João Campos aparece com 64,6% dos votos, seguido de João Paulo, do PT, com 7,5%, e o atual Secretário de Turismo do Estado, Daniel Coelho, com 5,5% das intenções de voto. Da alquimia do Palácio do Campo das Princesas, Daniel Coelho é aquele que se apresenta em melhores condições de ter o apoio da gestora Raquel Lyra.

Militantes históricos do PDT no Estado e rivais da governadora em seu reduto eleitoral de Caruaru, os Queiroz estão alinhados com o projeto de reeleção do prefeito João Campos, que retribui apoiando a candidatura de José Queiroz a prefeito da Princesa do Agreste. Salvo melhor juízo, ambos comeram uma chã de bode no dia de hoje, no aprazível Alto do Moura. João parece ter assimilado bem as lições deixadas pelo pai. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário