pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Os tucanos decidem não compor com Ricardo Nunes em São Paulo.
Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de março de 2024

Editorial: Os tucanos decidem não compor com Ricardo Nunes em São Paulo.


Mesmo juntando os cacos aqui e ali, o fato é que os tucanos ainda estão mergulhados numa profunda crise de identidade e sensivelmente cindidos. Não há consenso ou unanimidade para nada, exceto, talvez, no que concerne à necessidade de reaver a condição de protagonismo que o partido ocupou algum dia no sistema político brasileiro. Em menos de seis meses, quatro direções teriam sido trocadas apenas na regional de São Paulo. José Aníbal assumiu a direção do partido com o propósito de apaziguar os ânimos, assim como o Presidente Nacional da legenda, o ex-governador Marconi Perillo. 

Ambos são velhas raposas da política, experientes e conciliadores, o que ajuda bastante neste momento de colocar panos mornos, minimizando as discórdias. Finalmente parece que eles chegaram à conclusão de que não adianta mais procurar as razões para a debacle da legenda. Se fossem menos ambiciosos, também chegariam à conclusão de que é inútil se apresentar como uma alternativa à polarização criada entre petistas e bolsonaristas. Isso só acaba quando um dos polos esmagar o outro. Em São Paulo, eles conversaram bastante com Ricardo Nunes, o nome de preferência da bancada de vereadores da legenda como candidato à Prefeitura de São Paulo. A condição proposta não foi aceita pelo prefeito e a aliança não se concretizou. Os tucanos gostariam de ocupar a vice na chapa, algo impensado neste momento, posto que já prometido ao principal capitão eleitoral de Nunes, o ex-presidente Jair Bolsonaro. A votação interna entre os tucanos foi equilibrada e sugere-se que pode ser revogada juridicamente.  

Assim, resta a opção Tabata Amaral, nome de preferência da Executiva Nacional da legenda, embora encontre algumas resistências, como a da governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, uma das estrelas nacionais da legenda, que o partido faz questão de mantê-la nos seus quadros. Aqui em Pernambuco, socialistas e tucanos travam uma luta renhida pelo poder. Soma-se a isso o fato de a Deputada Tabata Amaral ser a namorada do prefeito socialista João Campos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário