pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: PSDB: "Há vida inteligente na política fora dos extremos"
Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de março de 2024

Editorial: PSDB: "Há vida inteligente na política fora dos extremos"


Este é o slogan utilizado pelo "novo' PSDB, cuja estrela é o ex-governador mineiro e candidato presidencial Aécio Neves. Nos últimos encontros do partido, tem sido ventilada a hipótese de uma candidatura presidencial da legenda nas eleições de 2026. Como é a burocracia partidária quem acaba decidindo questões dessa natureza, o sobrinho de Tancredo Neves parece levar vantagem nas articulações internas, o que mata de ciúmes o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite(PSDB-RS). 

Justamente agora, num momento em que o gaúcho teria alguma chance, eis que ressuscitaram o nome do ex-governador mineiro. Aécio aposta alto, mas, a rigor, se conseguir viabilizar o seu nome para disputar o Palácio Tiradentes já ficaria de bom tamanho. Não seria com ele que o partido, como sugere o slogan, quebraria essa polarização ou radicalização entre petistas e bolsonaristas. O partido passa por um momento delicado. A quadra de São Paulo, onde o partido mantinha o seu ninho mais emplumado, talvez seja, emblematicamente, um espaço onde essas dificuldades possam ser dimensionadas. 

O partido, em apenas seis meses, trocou de direção quatro vezes. A bancada do partido, formada por seis vereadores, deseja apoiar o nome do prefeito Ricardo Nunes(MDB-SP) à reeleição, algo que a direção nacional da legenda rejeita peremptoriamente. Não seria coerente, sequer, com o slogan de sua campanha publicitária. Soma-se a isso, uma enorme dificuldade de ajustes. Alas do partido, com o sinal verde da direção nacional, inclina-se a apoiar o nome de Tabata Amaral, do PSB. É o meio-de-campo ideal para legenda, uma vez que o seu padrinho político é um velho militante do partido, o atual vice-presidente Geraldo Alckmin. 

Há quem sugira que o ex-governador esteja ensaiando uma eventual volta ao aconchego do ninho, depois das refregas sofridas pelo PSB nos arranjos das reformas administrativas do Governo Lula. Geraldo sempre enfatiza que Tabata Amaral é o que há de novo no cenário da disputa paulista. Quando você puxa o fio para o cenário pernambucano, aí é que o caldo entorna de vez, pois a atual governadora tucana Raquel Lyra não suporte nem ouvir falar no assunto. Tabata Amaral atualmente namora o atual prefeito do Recife, João Campos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário