pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Luciano Cartaxo desiste de concorrer à Prefeitura de João Pessoa.
Powered By Blogger

terça-feira, 19 de março de 2024

Editorial: Luciano Cartaxo desiste de concorrer à Prefeitura de João Pessoa.


Até recentemente, o Deputado Estadual Luciano Cartaxo(PT-PB) havia manifestado a sua insatisfação em participar das prévias que definiriam o nome do partido que concorreria à Prefeitura de João Pessoa nas próximas eleições municipais. O ex-prefeito da capital por dois mandatos, enfrentaria nessa disputa interna a companheira Deputada Estadual Cida Ramos(PT-PB). A resistência de Cartaxo provocou uma intervenção branca do GTE (Grupo de Trabalho Especial)na cúpula local da legenda, que definiu que não haveria mais as prévias para a escolha do candidato. 

Conforme afirmamos antes, em tese a manobra favoreceria Luciano Cartaxo, mais azeitado com a direção nacional da legenda, em função dos dois mandatos exercidos como prefeito. Numa disputa interna, aparentemente, a Deputada Cida Ramos poderia levar maior vantagem sobre o concorrente, em razão de suas relações com setores orgânicos da legenda. Em meio ao impasse e mesmo diante da resolução sobre a extinção das prévias, surpreendentemente, no dia de ontem o ex-prefeito anunciou que não seria mais candidato à Prefeitura de João Pessoa. 

A eleição para a prefeitura da cidade, neste ano, está produzindo alguns arranjos políticos curiosos. O principal nome do bolsonarismo no Estado, o radialista Nilvan Ferreira, foi literalmente alijado da disputa por outros segmentos do próprio bolsonarismo. Abandonado pela legenda, o comunicador procurou abrigo no Republicanos, partido pelo qual pretende se candidatar à Prefeitura de Santa Rita. Com uma carreira política focada principalmente na capital, todos os demais candidatos estão de olho no espólio eleitoral deixado pelo radialista. 

Duro nos embates travados nos debates em que participou, Nilvan Ferreira comprou brigas feias com quase todo o staff político paraibano. Mesmo em tais circunstâncias, todos procuram estabelecer uma trégua com o radialista, de olho nesses votos, inclusive os socialistas, representados pelo governador João Azevedo(PSB-PB). Apoios não se rejeitam, como ensina os bons manuais de política, mas, neste caso, está havendo um tremendo equívoco por aqui. Os eleitores de Nilvan migrariam naturalmente - até por osmose - para a candidatura de Marcelo Queiroga, que, na ausência do radialista, assume o protagonismo do bolsonarismo no Estado. De perfil conservador, filiado ao Progressistas, quem também poderia se beneficiar e o atual prefeito, Cícero Lucena, candidato à reeleição.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário