pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Segundo o Datafolha, 63% da população brasiliera não deseja anistia aos responsáveis pelo 08\01
Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de março de 2024

Editorial: Segundo o Datafolha, 63% da população brasiliera não deseja anistia aos responsáveis pelo 08\01



Fazia algum tempo que não observávamos tanta polêmica em torno das pesquisas, principalmente as de intenção de voto. Na realidade, pesquisa boa e de credibilidade, somente aquelas que favorecem os nossos candidatos. Essa é a verdadeira máxima. Daí ser compreensível a ira das hordas petistas contra as pesquisas mais recentes, tratando de uma eventual disputa da campanha presidencial de 2026, onde o casal Bolsonaro aparece bem na fita, ora superando numericamente o petista, caso de Jair Bolsonaro, ora em empate técnico, como é o caso da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Não adiante brigar com os números. 

O mesmo Instituto, para colocar mais lenha na fogueira das animosidades entre petistas e bolsonaristas, também informa que a popularidade do presidente Lula continua derretendo em colégios eleitorais de peso, como Belo Horizinte e Ceará, tradicional reduto petista, o que informa que o problema atinge também aquele eleitorado, pobre, petista e nordestino. O Planalto já acusou o golpe. A fala recente de Lula sobre a não participação da candidata Maria Corina nas eleições da Venezuela é bastane emblemática e soa até fora de tom, depois de sua ênfase em defender Nícolas Maduro, assim como o processo eleitoral naquele país. 

O Brasil tem sérios problemas de ajustes de conta com violadores contumazes dos direitos humanos. Foi assim com aqueles que estiveram nos estertores da tortura e desaparecimentos que ocorreram a partir de 1964, quando estivemos sob o jugo da ditadura militar instaurada com o golpe civil-militar, que no domingo completa 60 anos. Mesmo sob um governo de perfil progressista, os protestos e manifestações foram proibidos. Já há quem esteja sugerindo uma nova anistia para aquelas pessoas que estiveram envolvidas com as tessituras golpistas do 08 de janeiro. Felizmente, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, uma maioria não pensa assim. 63% dos brasileiros exigem punição severa aos golpistas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário