pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Polícia Federal vê fortes indícios de facilitação na fuga dos presos de Mossoró.
Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de março de 2024

Editorial: Polícia Federal vê fortes indícios de facilitação na fuga dos presos de Mossoró.



Ainda descobriremos como alguns órgãos de imprensa possuem tanta facilidade em ter acesso a dados de investigações em curso. Por enquanto, vamos lá. Sabe-se que a Polícia Federal está investigando a primeira fuga de presos de uma penitenciária de segurança máxima, localizada na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A possibilidade de os detentos contaram com algum tipo de facilitação, através de pessoal de dentro do presídio, sempre esteve entre as hipóteses possíveis. 

A Folha de São Paulo teve acesso ao andamento das investigações conduzidas pela PF, onde fica evidente que a hipótese começa a assumir contornos reais. Há, segundo o jornal, a partir das investigações conduzidas até este momento, fortes indícios de tal possibilidade. Pelo menos quatro indícios, para sermos mais precisos, como as luzes apagadas e o acesso dos presos às ferramentas. Muitos servidores já foram afastados de suas funções naquele presídio, como a sua diretoria, o pessoal responsável pela segurança e a inteligência. Na realidade, ocorreu uma grande intervenção na unidade prisional depois do ocorrido. 

É curioso como esses fugitivos estão recebendo apoio logístico em sua fuga, segundo dizem, de gente do próprio Comando Vermelho. 700 homens estão em seu incalço, sem sucesso até este momento. Por vezes, as informações são contraditórias, como o fato de os presos terem ficado durante uma semana numa cabana dentro do mato, recebendo apoio de um agricultor local. A versão contada pelo senhor é que, quando os presos chegaram ao local, pediram calma, informaram que nada iria ocorrer caso ele se comportasse. Já sabiam de tudo, incluive sobre um irmão do agricultor, que teria uma oficina mecânica. 

A princípio, nada sugeria que o cidadão estivesse mancumunado com os fugitivos. Logo em seguida foi informado que ele teria recebido R$ 5.000 mil, não foi informado as circunstâncias, e o cidadão teria sido preso. Confesso que fiquei sem entender se, de fato, ele colaboou voluntariamente com os fugitivos em troca de algum benefício. Neste caso, a prisão teria uma justificativa, embora possa-se sugerir, igualmente, que o valor tenha sido entregue pelos presos a título de cobertura das despesas do período.  

P.S.: Contexto Político: Na realidade, a polícia já teria identificado e prendido seis pessoas que teriam, de alguma forma, colaborado com os presioneiros em fuga. No caso específico do agricultor, a princípio, ele teria sido obrigado a colaborar com os fugitivos. Ao menos é o que se pensava. Se a polícia identificou indícios que não confirmam tal hipótese, está justificada a sua prisão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário