pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: A polêmica prisão de deputados federais.
Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de março de 2024

Editorial: A polêmica prisão de deputados federais.



Há muito tempo se comenta que a capital federal está infestada de sicários ou matadores de aluguel rondando os corredores do poder e montando campana em frente a residências de determinadas personalidades. As autoridades públicas usaram de suas prerrogativas e pediram reforço em sua segurança pessoal. A inteligência da Polícia Civil do Distrito Federal - segundo dizem uma das políciais civis mais eficiente do país - não saberia determinar quem poderia ser o alvo preferecial desses sicários, por razões óbvias, diante do climão que o país passou a viver nos últimos anos. Existe, na realidade, um número altíssimo de alvos em potencial. Até organizações do crime organizado, segundo supõe-se, poderia está envolvida nessas tramas, consoante os próprios órgãos de inteligência. 

Amiúde, no varejo, haveria um Deputado Federal, com pedido de prisão em análise, que estaria fazendo ameaças veladas a um desafeto, em razão de disputas partidárias. As ameaças teriam sido gravadas e encaminhadas às autoridades do STF, que estão analisando o caso. A questão que se coloca aqui, é sobre em que circunstâncias se poderia decretar a prisão de um Deputado Federal. Esta questão veio à tona justamante no momento da prisão preventiva decretada pelo STF contra o Deputado Federal Carlinhos Brazão, acusado de ser o um dos mandantes do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco. 

Como as relações entre os Três Poderes deixaram de ser harmônicas há algum tempo, existem rusgas enormes por aqui. Até recentemente, o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, procurou o Ministro da Justica, Ricardo Lewansdowski para informá-lo, segundo seu entendimeto, de que um Deputado Federal só poderia ser preso em flagrante delito, uma das posições das mais delicadas, diante da repercussão de alguns fatos, assim como em razão do estágio em que já chegamos, onde essas fronteiras foram solenemente rompidas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário