pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: As costuras políticas "conservadoras" de um ex-comunista.
Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de março de 2024

Editorial: As costuras políticas "conservadoras" de um ex-comunista.



Aldo Rebelo foi, durante muitos anos, um militante ativo do PCdoB. Chegou a exercer três mandatos de Deputado Federal pelo partido. Num dos governos Lula, foi indicado para assumir o Ministério da Defesa. Se os militares já tinham resistência de aceitar um civil no cargo, imaginem os leitores um civil de perfil comunista. Foi uma fase em que a caserva esteve muito focada em sua funções precípuas. Melhor se tivessem continuado assim, cuidando das nossas fronteiras, construindo estradas, formando novos militares e até participando dos churrascos nos clubes militares de vez em quando.  

Até um ex-militante da Guerrilha do Araguaia, como foi o caso de José Genoíno, também ocupou aquela pasta. Era uma época, igualmente, que, muito provavelmebte, esses cargos cumpriam funções estritatamente burocráticas. Hoje, nas atuais circunstâncias, depois que os miitares voltaram a se envolver com a política, exige-se do atual ocupante da pasta a contingência de ter que tratar de assuntos mais espinhosos, nevrálgicos, como a eventual punição aos militares que estiveram envolvidos nas tessituras golpistas do 08 de janeiro, assim como a ordem do dia 31 de março, quando se completam 60 anos do golpe Civil-Militar de 1964.  

Mas, a rigor, o objetivo dessa postagem é para tratar desta transmutação ou decomposição ideológica do ex-comunista Aldo Rebelo. Como não estamos acompanhando todo esse processo, ficamos bastante surpresos quando o seu nome foi indicado para substituir o nome da reconvertida petista Marta Suplicy na Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo. Agora começa a circular a notícia de que há setores do staff político do prefeito que sugerem a indicação do nome de Aldo Rebelo para a compor a chapa de reeleição de Ricardo Nunes, ocupando a vaga de vice. 

Haveriam fortes resistências à aceitação do nome indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para assumir o posto, o ex-comandante da Rota, Ricardo de Mello Arraújo. Aldo por sua vez, depois que fez a autocrítica - é assim que se diz? - e deixou de ser comunista tem sido muito bem recebido pelas hostes bolsonaristas e não teria arestas a aparar junto aos militares. O entrave talvez seja mesmo o Presidente Nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto, que deseja colocar um vice do partido na chapa para facilitar a formação de uma boa bancada de vereadores da legenda. De preferência, a maior da Câmara Municipal. Segundo dizem, Bolsonaro poderia aceitar o nome de Aldo Rebelo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário