pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Se o PSDB apoiar Tabata em São Paulo, a governadora Raquel Lyra poderá deixar o partido.
Powered By Blogger

domingo, 17 de março de 2024

Editorial: Se o PSDB apoiar Tabata em São Paulo, a governadora Raquel Lyra poderá deixar o partido.



Até recentemente, a cúpula nacional e estadual dos tucanos estiveram em Pernambuco, com o propósito de prestigiar a governadora Raquel Lyra. Haviam compromissos formais, mas, a rigor, o evento serviu mesmo para colocar panos mornos numa relação difícil que a gestora mantém com a legenda. Raquel Lyra defende posições que vão de encontro às diretrizes da legenda, como uma posição mais institucinal e menos oposicionista com o Palácio do Planalto. Soma-se a isso, o assédio constante de outros grêmios partidários pelo passe da governadora, como é o caso do MDB e do PSD, comandado nacionalmente pelo bruxo Gilberto Kassab. O PSD, inclusive, já participa do seu governo.  

O momento que a governadora enfrenta no Estado não é dos melhores, como se sabe, mas, como ensinava a raposa mineira Magalhães Pinto, política é como as nuvens. Elas podem está menos carregadas até 2026. Liderança política das mais promissoras, mesmo enfretando intempéries em áreas nevrálgicas como a da segurança pública, a governadora sempre tem seu nome na bolsa de apostas para uma eventual candidatura ao Planalto. Neste sentido ela se torna uma "grande' ameaça aos projetos políticos do prefeito do Recife, João Campos(PSB-PE), jovem com grandes ambições políticas, nunca inferiores as do seu pai, o ex-governador Eduardo Campos.  

Essa jovem geração tucana teria um papel fundamental no soerguimento da legenda. O problema é que, até ou sobretudo internamente, eles vivem se bicando, como é o caso do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que não faz questão de disfarçar suas insatisfação com a legenda. Uma das missões de Marconi Perillo, atual presidente nacional da legenda, é a de cumprir este papel de pacificação. Ontem comentamos por aqui, o esboço de um eventual apoio do partido à candidatura da Deputada Federal Tabata Amaral(PSB-SP) à Prefeitura de São Paulo. No dia de hoje, 17, o jornal Folha de São Paulo traz uma matéria informando que, caso isso se concretize, a governadora poderia deixar a legenda tucana.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário