pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Governo luta para recuperar espaços perdidos nas comissões
Powered By Blogger

domingo, 10 de março de 2024

Editorial: Governo luta para recuperar espaços perdidos nas comissões



Há várias maneiras de analisarmos a derrota do Governo Lula no que concerne a ver entregue a Comissão de Constituição e Justiça e de Educação nas mãos da oposição bolsonarista raiz. Isso irá representar uma tremenda dor de cabeça para o Governo daqui para frente. Como diria o general G. Dias, vamos ter problemas. Uma das saídas encontradas é fortalecer as articuações com o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira(PP-AL), assim como integrar-se melhor na disputa por sua sucessão na Casa. 

O Governo encherga com simpatia o nome do pastor Marcos Pereira, comandante do Republicanos, que trava uma batalha na disputa na Câmara e outra no partido, com o propósito de manter o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na legenda. Tarcísio estaria com um pé no PL. A despeito das boas relações do ex-presidente Jair Bolsonaro com os evangélicos, Bolsonato já aconselhou aos seus comandados a não votarem no pastor. Marcos Pereira é líder da poderosa Assembléia de Deus.  

Neste momento das nuvens, para usarmos uma simbologia da raposa mineira Magalhães Pinto, a engrenagem mói em favor do candidato apoiado por Arthur Lira, o Deputado Federal baiano Elmar Nascimento. As nuvens, no entanto, mudam de formato com o tempo e o Governo parece apostar em tal hipótese. O Governo foi bem aquinhoado na contemplação das comissões, mas essas duas comissões em particular são extremamente estratégicas e a oposição, principalmente a bolsonarista, possui uma agenda preocupante e temerária, seja do ponto de vista político, seja do ponto de vista civilizatório. Um retrocesso por aqui não está descartado.  

Se, no ano anterior, já tivemos sessões tumultuadas, imaginem os leitores o que nos aguardam em 2024. O enfrentamento entre os senadores Kajuru e Cleitinho foi apenas a entrada. Aguardamos, com alguma ansiedade, o início dos trabalhos das comissões, principalmente aquelas propostas a partir do confronto de interesses entre os Três Poderes da República.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário