pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Paraná Pesquisas aponta "virada" de Nunes sobre Boulos em São Paulo
Powered By Blogger

terça-feira, 19 de março de 2024

Editorial: Paraná Pesquisas aponta "virada" de Nunes sobre Boulos em São Paulo



Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada no dia de hoje, 19, aponta uma "virada numérica" do prefeito Ricardo Nunes(MDB-SP) sobre o candidato do PSOL, Guilherme Boulos. Nesta pesquisa, o prefeito que concorre à reeleição aparece com 32% das intenções de voto, ao passo que Guilherme Boulos crava 30,1% das intenções de voto. Na realidade, eles estão rigorosamente empatados dentro da margem de erro do Instituto. Essa gangorra é curiosa, uma vez que, na última pesquisa do próprio Instituto, a situação aparece invertida, ou seja, Guilherme Boulos aparece numericamente na frente de Nunes. 

Esses fatos, no entanto, produzem um efeito positivo no staff de campanha do prefeito Ricardo Nunes, animando os partidários, a militância e, principalmente os apoiadores. Nunes sempre se coloca como um político de centro, mas não temos a menor dúvida de que o bolsonarismo mais radical tem dado uma força ao seu projeto de reeleição, principalmente quando observamos a sua afinidade com o governador Tarcísio de Freitas, que surfa na melhoria dos seus índices de aprovação, sobretudo alicerçados em cidades como Santos, onde a Polícia Militar tem adotado medidas duras - e não menos controversas - no enfrentamento ao crime organizado.

Um outro fator que deve ser apontado são as taxas de rejeição dos candidatos. No caso de Boulos, já se tem que seus escores são superiores aos do atual prefeito Ricardo Nunes, o que sugere maiores margem de crescimento nas pesquisias de intenção de voto. Mesmo em tais circunstâncias, existe uma forte rejeição ao nome indicado por Bolsonaro para assumir a condição de vice na chapa, o capitão da Mello, ex-comandante da Rota, Rondas Ostensivas Tobias Aguiar. Cogita-se para a vaga, apoaiado por segmentos da campanha, o nome do ex-comunista Aldo Rebelo. Dizem que Mello não agrega em termos de votos. Por acaso Rebelo agrega?

Curioso que Jair Bolsonaro não se opõe à substituição do nome do capitão Mello. Quem se contrapõe é o Presidente Nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, que não abre mão da prerrogativa de o partido indicar o candidato a vice na chapa. Um outro imbróglio, tratado por aqui, diz respeito á posição dos tucanos nesse pleito. Se depender da bancada de vereadores, eles fecham com Nunes, mas a Executiva Nacional negocia o apoio à candidata do PSB, a Deputada Federal Tabata Amaral, que aparece nesta pesquisa com 9,6% das intenções de voto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário