pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Sigilo nas informações não combina com o Governo Lula.
Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de março de 2024

Editorial: Sigilo nas informações não combina com o Governo Lula.


É com um misto de surpresa e indignação que observamos que o Governo Lula deverá seguir a mesma orientação do Governo de Jair Bolsonaro no sentido de manter sigilo sobre documentos ou dados oriundos das atividades do seu Governo. Já afirmamos por aqui, talvez em mais de uma oportunidade, que os índices de avaliação do Governo Lula não estariam relacionados apenas a uma estratégia de comunicação ruim. A decisão de Lula em determinar tal sigilo, por exemplo, magistralmente explorada pela oposição, vem provocando um desgaste enorme na imagem do Governo,  ao soltarem vídeos sistemáticos nas redes sociais, onde o presindete Lula aparece ademoestando o ex-presidente Bolsonaro sobre o assunto, durante os debates da última campanha presidencial. 

A chamada deste editorial poderia ser outro, mas vamos mantê-lo para não melindrar, o verbo da moda, sobretudo nesses momentos bicudos que o país atravessa. É preciso admitir aqui, por outro lado, que o Governo Lula manisfesta comportamento de quem está acuado pelas ondas conservadoras produzidas pelo mar bolsonarista, dentro ou fora do parlamento. Ontem tomamos conhecimento de que setores do PT e dos movimentos de esquerda fizeram uma manisfestão pelo democracia. Um site verificou e contou os participantes, que não chegaram a um mil e quinhentoas pessoas, em Salvador e São Paulo, ou seja, um grande fiasco. 

É preciso tomar alguns cuidados com esses procedimentos de condescendências ou ponderações, como esta decisão recente do Governo no sentido de probibir qualquer pronunciamento ou manifestação de órgãos oficiais em relação aos eventuais protestos relativos ao aniversário de 60 anos do famigerado golpe Civil-Militar de 1964. Trata-se de um ônus pesado a ser pago pelo Governo Lula junta à sua base de sustentação mais orgânica, que previa, na realidade, mais avanços por aqui, como a revisão da Lei de Anistia, pauta inicial do Ministério dos Direitos Humanos, coordenado pelo sociólogo Sílvio Almeida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário