pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Em depoimentos, comandantes militares confirmam que houve tentativa de golpe.
Powered By Blogger

sábado, 16 de março de 2024

Editorial: Em depoimentos, comandantes militares confirmam que houve tentativa de golpe.



O Contexto Político não goza da condição de ter acesso a trechos ou documentos com relatos exclusivos, como ocorre com outros órgãos de imprensa que, geralmente, em razão de fontes privilegiadas, antecipam-se aos acontecimentos, publicando grandes reportagens sobre temas que ainda não vieram a público. Os últimos depoimentos de militares sobre a trama golpista que culminou com o 08 de janeiro conseguiram dissipar todas as eventuais dúvidas em torno do assunto. O país passou por um momento delicado, onde, mais uma vez, determinados atores tramaram contra as nossas instituições democráticas e estiveram na iminência de decretarem um Estado de Sítio que mergulharia o Brasil, mais uma vez, nas trevas do autoritarismo.   

O que chega aos nossos e-mails, na verdade, são sugestões de pautas ou solicitações de internautas sobre informações mais aprofundadas acerca de determinados assuntos, quase sempre de teor acadêmico, como um prospecto escrito pelo sociólogo Gilberto Freyre, ainda nos idos de década de 60, a pedido do governador Marco Maciel, que, por alguma razão, desperta enorme interesse entre nossos leitores, talvez pelo inusitado do tema, tratado por um pensador que tinha fortes vínculos orgânicos com a aristocracia açucareira da região. 

Como uma das temáticas de nossas abordagens literárias envolvem a oligarquia industrial dos Lundgren, não é incomum, igualmente, questionamentos acerca das relações sociais e históricas que tal  oligarquia manteve no país, principalmente no período em que o grupo atuou como industriais têxteis  no Nordeste brasileiro. Isso ocorreu desde o início do século passado, passando pelas décadas seguintes, de intensas movimentações sociais no Brasil e no exterior, como a ascensão do Nazizmo na Alemanha, assim como a Ditadura do Estado Novo no país.  

O Supremo Tribunal Federal, através do Ministro Alexandre de Moraes, acaba de quebrar o sigilo dos depoimentos de vários envolvidos ou investigados na tentativa de golpe do 08 de janeiro. Como antes trabalhávamos através de vazamentos pontuais, produzidos por tais fontes privilegiadas, hoje, depois da liberação integral do teor desses depoimentos, já podemos tratar do assunto com mais segurança. O argumento do ministro foi exatamente neste sentido, ou seja, evitar as diferentes versões que passaram a sair pela imprensa, por vezes a partir da interpretação dos jornalistas.  

Existe, sim, a confirmação do então comandade da Aeronáutica do Governo Bolsonaro, o tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista, assegurando ser verdade que o general Freire Gomes ameaçou dar voz de prisão ao ex-presidente caso ele insistisse na proposta de um golpe de Estado. Ocorreram várias reuniões da alta cúpula militar, ligada ao então governo, para discutir essa tal minuta. Os depoimentos do general Freire Gomes, assim como o do brigadeiro Carlos de Almeira Baptista, conforme havíamos antecipado em postagens anteriores, amarra os eventuais fios ainda soltos dos depoimentos do ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, através do acordo de colaboração premiada.

Tanto seus advogados, quanto o próprio Jair Bolsonaro se pronunciaram no sentido de minimizar tais conclusões dos depoimentos, que estão tendo uma enorme repercussão na imprensa e redes sociais desde então. O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a sugerir que tais falas são fantasias que podem ser creditadas ao campo do folclore. O fato é que a situação se complicou bastante para o ex-presidente. Enaltecemos aqui a postura dos comandantes militares legalistas, Freire Gomes e Carlos Baptista, que agiram em respeito à nossa Constituição, cientes dos seus deveres cívicos, impedindo que mais um ciclo de trevas e obscurantismo se abatesse sobre o país.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário