pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Caçada humana II
Powered By Blogger

sábado, 16 de março de 2024

Editorial: Caçada humana II

 



A princípio, seria impossível fugir da prisão de Alcatraz, localizada na baía de São Francisco, nos Estados Unidos. Fortaleza erguida numa ilha, os presos que conseguissem sair de suas dependências iriam se deparar, necessáriamente, com um mar frio e bravio, infestados de tubarões. Congelariam ou seriam mortos pelos tubarões. À época, para aquela unidade prisional, foram encaminhados os presos  da mais alta periculosidade do sistema prisional americano. Contrariando todos os prognósticos, três deles conseguirm emprender fuga da prisão, o que culminou com o seu fechamento. 

Preocupa saber que o Ministério da Justiça estaria tomando medidas para aumentar a "segurança" nos presídios de segurança "maxima' do país. No caso de Alcatraz, investigações conduzidas pelo FBI, depois do episódio, acabaram praticamente confirmando o êxito da fuga daquela unidade prisional. No caso do presídio de Mossoró, as falhas são clamorosas. Vamos deixar, por enquanto, a Polícia Federal concluir as suas investigações sobre o episódio. A caçada os fugitivos, por outro lado, até este momento, não lograram êxito em suas recapturas. Os dois detentos estão fugindo por um período superior a um mês, mobilizando 600 homens, além de helicópteros, cães,  representando um ônus bastante pesado para o erário. 

Convocado pelo Camissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Orgnizado da Câmara dos Deputados, o Ministro Ricardo Lewandowski pediu um tempo para se inteirar melhor da situação. Esteve recentemente em Mossoró, onde afirmou, consoante as informações recebidas, que os presos ainda estariam no perímetro do Estado. Convém sempre deixar claro que o ministro assumiu recentemente o cargo e tomou todas a medidas para esclarecer, de fato, o que ocorreu em relação a esta fuga de uma unidade prisional federal. 

Há muito que se falava sobre eventuais falhas no sistema de segurança naquela unidade prisional. O número expressivo de câmaras que não estavam funcionando é uma evidência cabal de que algo não ia bem por ali. Já há quem esteja sugerindo desmontar o exército de homens que está sendo mobilizado na captura dos fugitivos. Diante dos fatos, é algo a ser pensado com carinho.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário