pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Geraldo Alckmin se descola do PT em São Paulo. Seria o esboço de um caminho de volta?
Powered By Blogger

sábado, 2 de março de 2024

Editorial: Geraldo Alckmin se descola do PT em São Paulo. Seria o esboço de um caminho de volta?


Tancredo Neves, a velha raposa da política mineira, deixou alguns lições importantes sobre o fazer política. Ensinava o ex-presidente que não seria prudente construir uma união que não pudesse ser dissolvida, tampouco estabelecer uma inimizade que não pudesse ser, no futuro, um aliado. Essa medida de equilíbro se aplica a inúmeras situações da vida. Na política, não poderia ser diferente. Registro aqui que os termos usados pela raposa mineira não são exatamnte esses, mas, no final, é exatamente isso o que ele quis dizer. 

Não falo pelos socialistas, mas acreditamos que eles não estão suficientemente satisfeitos no Governo Lula. Perderam espaços imporantes na máquina e estabelecem uma linha de atuação praticamente independente em relação às próximas eleições municipais, como em São Paulo, por exemplo, onde estão bancando a candidatura da Deputada Federal Tabata Amaral, quando o Planalto investe todas as suas fichas no nome de Guilherme Boulos, do PSOL. O Planalto, inclusive, fez questão de enfatizar que não ficou satisfeito com a inicitiva do partido. E os socialistas, a rigor, não estão nem aí. 

Até recentemente, por exemplo, a deputada fez duras críticas à fala do morubixaba petista sobre o conflito entre o Estado de Israel e o Hamas. A candidatura conta com o apoio irrestrito do vice-presidente, Geraldo Alckmin, que afirmou que a pupila é o que há de novo no cenário paulista. Alguns analistas começam a perceber em tais movimentos do vice-presidente, quem sabe, o esboço de um caminho de volta em 2026, quando ele poderia  voltar a ser candidato a governar o Estado de São Paulo mais uma vez.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário