pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Pesquisa encomendada pelo PP aponta empate técnico entre Lula e Michelle para 2026.
Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de março de 2024

Editorial: Pesquisa encomendada pelo PP aponta empate técnico entre Lula e Michelle para 2026.



Ao longo de nossas atividades aqui pela blogosfera, três artigos em particular causaram grandes dores de cabeça a este editor. Um deles tratava da violência aqui no Estado de Pernambuco, pelos idos de 2013, quando a polícia do Estado tornou-se uma das mais violentas no enfrentamento aos manifestantes que saíram às ruas naquele período. Chegaram a proibir o uso de máscaras entre os manifestantes, uma medida das mais polêmicas. O artigo, publicado em sites com alcance bem maiores do que o nosso, atingiu um grande público e provocou grande repercussão, com milhares de manifestações e curtidas; Um outro tratava das dificuldades das políticas educacionais brasileira em atingir a meta de nota mínima exigida para o país ingressar no seleto grupo dos países desenvolvidos da OCDE. No nosso ritmo de melhoria da qualidade de ensino, não atingiríamos a meta estabelecida à época. Aliás, ainda hoje não atingimos tal objetivo, o que significa que este editor apenas antecipou alguns fatos. Mesmo assim, autoridade do MEC naquele período mandou retirar o artigo de um site instituciinal; por fim, ali por meados de 2018, antes daquelas eleições presidencais que elegeu Bolsonaro presidente, escrevemos um artigo tratando das eventuais consequências daí decorrentes, caso ele fosse eleito - e foi - causando a ira das hordas bolsonaristas pelas redes sociais. Não precisamos entrar nos detalhes dos métodos sórdidos por eles utilizados, assim como sobre as consequências nefastas daí resultantes. 

Agora, depois da pesquisa de intenção de voto encomendada pelo Progressistas ao Instituto Paraná Pesquisas, sobre a corrida presidencial de 2026, qua aponta a Michelle Bolsonaro empatada tecnicamente com o presidente Lula, a vontade que tivemos foi a de republicar o terceiro dos artigos citados acima, mas preferimos não fazê-lo, dando nossa contribuição para colocar água na fervura de um clima já bastante tensionado. O mais previsível era que a pesquisa fosse encomendado pelo PL, partido ao qual o ex-casal presidencial é filiado, mesmo entendendo que o PP tem fortes vínculos com o bolsonarismo. Na pesquisa encomendada pelo partido, Lula aparece com 44,5% das intenções de voto, enquanto Michelle crava 43,4%. 

Ciro Nogueira, ex-Ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro, é um grande entusiasta da tese de que a ex-primeira-dama deve compor a chapa que concorrerá contra o Planalto nas eleições presidenciais de 2026. Hoje é dado como certo que o candidato do Planalto seria o próprio Lula, embora a vice seja algo ainda incerto. Integrantes do staff do presidente defendem a tese de que o nome de Geraldo Alckmin não seria o mais indicado para as próximas eleições. Faz sentido quando entendemos que a relação entre petistas e socialistas não é mais a mesma.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário