pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: General Freire Gomes, na condição de testemunha, será ouvido hoje pela Polícia Federal.
Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de março de 2024

Editorial: General Freire Gomes, na condição de testemunha, será ouvido hoje pela Polícia Federal.



O general Freire Gomes, que comandava o Exército durante aqueles dias tumultuados, quando as instituições democráticas e o Estado Democrático de Direito no país esteve sob risco de erosão, deverá ser ouvido hoje pela Polícia Federal. Na nossa modesta opinião, o general teve papel decisivo na abortagem do processo golpista então em curso, ao não concordar com as tessituras antidemocráticas que estavam sendo urdidas nos corredores da capital federal. Em função do cargo que ocupava, não haveria surpresa alguma no fato de o general ter acompanhado, direta ou indiretamente, as armações da trama golpista. 

O que faria a grande diferença é ele ter sugerido ao presidente que seria obrigado a prendê-lo, caso ele insistisse em tal sandice. Nos bastidores, especula-se que ele poderia ter denunciado tal armação golpista, assim como existiria algo a ser explicado no que concerne ao fato de o general não ter autorizado o desmonte do acampamento golpista, montado no Forte Apache. Iniciativa própria ou atendendo ordens superiores? 

Neste caso, na condição de testemunha, o general irá contribuir muito mais para amarrar alguns fios ainda soltos no novelho da tentativa de golpe do 08 de janeiro. O general é legalista e constitucionalista, assim como o então comandante da Aeronáutica, que também recusou-se a trilhar tal caminho tortuoso. Muito mais do que os civis envolvidos, salvo por algum engano, são os militares que mais têm contribuído para o esclarecimento definitivo daqueles fatos. 

O depoimento do general Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira, por exemplo, teria ajudado em muito nas investigações. O general comanda a tropa de elite dos "Kids Pretos", que seria, segundo supõe-se, acionada para as operações estritamente militares no escopo da manobra golpista. O general informou que, para acionar a tropa, precisaria receber ordens superiores. Apenas se recebesse tal ordem, poderia coordenar suas ações. O general teria falado durante cinco horas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário