pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Afinal, quem ganhou o debate da Band
Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Editorial: Afinal, quem ganhou o debate da Band



Conforme já expusemos por aqui em outras oportunidades, acompanhar um debate político assume, para este editor, uma importância singular. Como disse outro dia, é a primeira coisa que consulto pela manhã, em nossas mesa de trabalho. Muitas horas antes do começo, estava sintonizado à Band News, observando todos os bastidores do debate, que teve seu início oficial às 21h:00. Isso nos permitiu, por exemplo, acompanhar as avaliações iniciais do cientista politico Fernando Schüller, antes mesmo de ele chegar aos estúdios da emissora. Há 40 anos realizando esses debates, a emissora Band assume uma responsabilidade incomensurável com o seu público e os órgãos parceiros, como o Google, o Youtube, TV Cultura, Folha de São Paulo, UOl, Metrópoles, entre outros. 

Havia uma grande ansiedade acerca da presença de todos os candidatos convidados, logo entrevistados ao chegarem aos estúdios da emissora. Como alguns deles haviam se mostrado reticentes em torno do assunto, durante toda a semana, a ansiedade permaneceu até todos adentrarem aos estúdios da emissora, o que se constituiu num alívio para os organizadores. Na realidade, o grande vencedor do debate da emissora é sempre a democracia, como observou o diretor de jornalismo da emissora Fernando Mitre. Mitre, inclusive, fez questão de lembrar que há 40 anos a emissora transmitia um debate especial, o primeiro depois do processo de redemocratização do país. 

Logo depois do debate, a Band transmitiu o seu programa de entrevistas, o Canal Livre, com a presença do cientista político pernambucano, Antonio Lavareda, que fez uma análise, como sempre, bastante apurada sobre o debate. Segundo a avaliação de analistas e do próprio público, pelas redes sociais, a grande vencedora do debate foi a senadora Simone Tebet, do MDB, por sua postura firme em defesa das mulheres e, principalmente, pelo confronto direto com os candidatos Lula e Bolsonaro, tendo como mote o tema da corrupção. Aliás, a questão da corrupção - que já parecia ser um tema que havia caído no esquecimento da população - voltou com toda a força durante este debate e vai ter reflexos decisivos nessas eleições presienciais.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário