pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Como Lula está se preparando para a entrevista de logo mais.
Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Editorial: Como Lula está se preparando para a entrevista de logo mais.



Quem acompanhou as entrevistas anteriores concedidas ao Jornal Nacional - a dos candidatos Jair Bolsonaro(PL) e Ciro Gomes(PDT) - sabe que os entrevistadores costumam mudar suas posturas consoante os convidados do momento. A diretriz adotada em relação a Bolsonaro foi uma e a diretriz adotada em relação ao candidato Ciro Gomes foi outra. Igual mesmo apenas o tempo previsto de 40 minutos de entrevistas para todos os candidatos. Faz sentido, portanto, alguns questionamentos acerca da conduta dos entrevistadores em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Assim como em relação ao presidente Jair Bolsonaro, também há um "climão" em relação a Lula, construído principalmnte durante o período em que o petista foi duramente perseguido como alvo da Operação Lava-Jato. Diziam existir um conluio entre os atores envolvidos diretamente na operação e sua máquina de divulgação e replicação de teses contrárias ao petista. Até para não parecer que estarão dourando a pílula, a previsão é que eles sejam contundentes durante a entrevista de logo mais. Por recomendação dos assessores, Lula deverá dar ênfase aos aspectos econômicos da gestão do adversário Bolsonaro, certamente, detendo-se sobre os  problemas daí decorrentes, como o empobrecimento da população. 

Como já foi divulgado, mais de 61 milhões de brasileiros a brasileiras estão amargando a condição de insegurança alimentar. Conforme a FGVS divulgou, nunca empobrecemos tanto como em 2021, em pesquisas realizadas pelo órgão nos últimos dez anos. Como a Rede Globo morde e assopra, consoante as circunstâncias, convém sempre se preparar para as possíveis eventualidades. Assim, o morubixaba petista consultou-se com o seu advogado Cristiano Zanin, sobre como se colocar em relação às perguntas capciosas sobre corrupção na era dos Governos da Coalizão Petista. Nas redes sociais, trava-se uma verdadeira guerra de narrativas de ambas as partes. 

Seria curioso entender como os bolsonaristas estão se preparando para acompanhar essa entrevista. Quando Bolsonaro concedeu sua entrevista, chegou a ser programado pelos petistas um panelaço que, creio, não teria sido assim bem-sucedido. Ontem foi divulgada uma fake news de que o apresentador Ratinho teria programado uma entrevista com Jair Bolsonaro para o mesmo horário e eles estariam recomendado boicotar a entrevista de Lula. O próprio Carlos Massa teria desmentido a notícia. Enfim, o que os bolsonaristas estão programando para o horário é um verdadeiro mistério. 

P.S.: Contexto Político: Depois ficou configurada uma grande mobilização pelas redes sociais de grupos bolsonaristas, assim como um "panelaço' ocorrido nas principais capitais do país, no momento em que Lula concedia sua entrevista.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário