pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Mudanças de estratégias à vista entre os candidatos que lideram a corrida presidencial
Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Editorial: Mudanças de estratégias à vista entre os candidatos que lideram a corrida presidencial

Crédito da foto: Agência Senado e PDT Nacional - Divulgação. 


Ainda lendo ou ouvindo inúmeros elogios à Rede Bandeirantes de Televisão em relação ao debate magnífico que realizou na noite de ontem. Um dado alvissareiro é que todo o esforço emprendido pelo pool de emissoras de TV, rádio, portais e jornais liderado pelo emissora foi contemplado com uma estupenda audiência, que conferiu à Band a liderança absoluta durante a transmissão do programa. O Youtube, outro parceiro da emissora, superou todas as expectativas de audiência em transmissão simultânea, alcançando picos de 1,8 milhões de expectadores. 

As buscas no Google no momento do debate, se concentraram em assuntos ali discutidos entre os candidatos, ultrapassando outras buscas aleatórias. Um êxito total e a gente fica feliz quando algo construído com grande esforço atinge seus objetivos. As pessoas acompanharam o debate e se interessaram - e muito - por temas caros à população e à gerência dos negócios de Estado, como a corrupção. Aliás, o debate também produziu algumas situações curiosas, de candidatos que acabaram se queimando com segmentos do eleitorado que precisavam conquistar, como Bolsonaro em relação às mulheres. 

Lula, em relação à corrupção, que ele não soube responder a Bolsonaro e ainda tomou uma invertida de Simone Tebet, quando tentou fazer uma média com ela de olho num eventual apoio futuro, no segundo turno das eleições. A terceira-via ainda não teria muitos motivos para comemorar, mas, pontualmente, ainda pode alimentar alguma expectativa de um desempenho menos vexatório na campanha. A pesquisa do FSB\BTG, publicada hoje e portanto já incorporando a impressão, junto aos eleitores, sobre o desempenho dos candidatos nas entrevistas do Jornal Nacional, traz boas notícias para Ciro Gomes(PDT) e Simone Tebet(MDB). Ambos melhoraram seus índices nesta pesquisa. Jair Bolsonaro e Lula que se cuidem. Ciro oscilou de 6% para 10% e Simone Tebet de 3% para 4%.  

Difícil afirmar qual será a recomendação de sua equipe política daqui para frente. Há condições para deixar de ir aos debates, sobretudo em se sabendo que o tema passou a ter um grande interesse do público eleitor, a julgar pela audiência da Band durante este primeiro evento do gênero nesta eleição? Se vai ao debates, teria que ser no modo "fora de si", ou seja, um Bolsonaro calminho, como ocorreu no Jornal Nacional. Lula, por sua vez, precisa de uma resposta mais convincente quando instigado a abordar temas como a corrupção nos Governos da Coalizão Petista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário