pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: O xadrez político das eleições estaduais de 2022 em Pernambuco: Em nova pesquisa, Marília Arraes amplia vantagem
Powered By Blogger

terça-feira, 9 de agosto de 2022

O xadrez político das eleições estaduais de 2022 em Pernambuco: Em nova pesquisa, Marília Arraes amplia vantagem



O Instituto Opinião, de Campina Grande, através do Blog do Magno Martins, divulgou mais uma pesquisa de intenção de voto entre os candidatos que disputam o Governo do Estado de Pernambuco. Havia uma expectativa de que essa rodada de pesquisa pudesse sinalizar alguma mudança no contexto da disputa estadual, quem sabe, apresentando algum candidato que pudesse se sobressair de um bloco de candidatos que se encontra numericamente empatado, enquanto a candidata do Solidariedade, Marília Arraes, lidera a disputa com relativa folga. Nesta última rodada, Marília amplia sua vantagem, há mudanças de posição de nomes entre este bloco, mas, a rigor, não dá para concluir muita coisa em relação à última pesquisa divulgada pelo mesmo Instituto. 

Aliás, para ser mais preciso, aqui no Estado, em relação a essas pesquisas de intenção de voto, os institutos que realizaram sondagens chegaram a números bem semelhantes ou convergentes. No plano nacional, a campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva não se encontra num bom momento. No espaço de duas semanas, pelo menos 05 institutos deivulgaram seus levantamentos, com indicadores que apontam que o presidente Jair Bolsonaro vem se recuperando nas pesquisas. Um desses institutos - o GERP - chega apontar um empate técnico antre ambos. 

Neste momento, os ventos sopram a favor do ocupante do Palácio do Planalto e pode melhorar ainda mais, se considerarmos o efeito desse pacote de bondades que começa a chegar ao bolso dos brasileiros e brasileiras mais empobrecidos a partir de hoje. De uma cajadada só, embora com medidas desastrosas para as contas públicas, Bolsonaro mata dois coelhos do eleitorado tradicionalmente vinculado ao petismo: os mais pobres e nordestinos. 

No dia de ontem, os analistas passaram a se debruçar sobre os problemas que o candidato Lula enfrenta nesta fase da campanha. Um deles diz respeito aos problemas dos palanques estaduais. Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os casos mais emblemáticos. Num contexto de dificuldades como este, como Lula iria se comportar em relação aos palanques estaduais daqui para frente? Essa reflexão sobre o contexto nacional se insere na quadra da disputa no Estado, num quadro onde o candidato da coligação PT\PSB, Danilo Cabral(PSB-PE) enfrenta dificuldades e conta com o apoio de Lula para tentar reverter uma situação extremamente desfavorável nas pesquisas de intenção de voto. 

Não ouso fazer alguma consideração mais efetiva sobre o bloco de candidatos numericamente empatados por razões óbvias. Por enquanto, o que se pode concluir a partir dessa pesquisas é que teremos um segundo turno nas eleições estaduais e Marília Arraes aguarda o candidato que disputará com ela esse segundo tuno. Dificilmente esse nome será o do candidato da situação Danilo Cabral(PSB-PE), principalmente em razão da caótica avaliação da gestão estadual. O Instituto Opinião aplicou 1000 questionários, no período de 05 a 07 de agosto, pesquisa registrada sob número:  TSE-BR: 2516\20022 e TSE-PE: 01429\2022. Eis os números: 

Marília Arraes(SD-PE)        34,7%

Raquel Lyra(PSDB-PE)         11,8%

Miguel Coelho(UB-PE)         10,3%

Anderson Ferreira(PL-PE)     8,3%

Danilo Cabral(PSB-PE)        4,3%

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário