pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Debate da Band - uma análise
Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Editorial: Debate da Band - uma análise

 


O jornal Folha de São Paulo, durante o debate da Band, realizou uma pesquisa qualitativa em tempo real com 60 pessoas que expuseram suas opiniões sobre a performance dos candidatos presidenciais. Por essa avaliação, a candidata Simone Tebet, do MDB, saiu-se melhor, enquanto o presidente Jair Bolsonaro(PL) teria apresentado o pior desempenho. Curioso que a pesquisa foi realizada entre eleitores indecisos, que, possivelmente, já se inclinariam a votar na candidata. Quem acompanha o Blog Contexto Político sabe bem de nossa opinião sobre a candidata Simone Tebet. Preparada, experiente, sensível, idônea, poderia, de fato, dar uma contribuição importante para o país no exercício da Presidência da República. 

Por outro lado, sua condição na disputa - como alternativa de terceira-via - é bastante complicada do ponto de vista da competição, marcada por uma polarização política que muito dificilmente será quebrada. O cientista político Bolívar Lomounier, no entanto, tem uma opinião diferente deste editor e acredita que ela irá remexer o coreto da disputa, habilitando-se para o segundo turno das eleições presidenciais. Trata-se de uma aposta alta, mas não se pode negar que ela esteve muito bem no debate de ontem e isso poderá produzir seus reflexos na campanha da candidata. Talvez não nas dimensões em que Bolívar Lamounier prognostica. 

Simone se colocou muito bem entre os dois principais concorrentes, balizando-se pelo tema da corrupção e do tratamento respeitoso às mulheres. Bolsonaro, por maior que tenha sido o esforço de sua assessoria política, voltou a estar em si, não controlando seus impulsos e um certo descontrole emocional. Foi infeliz na resposta a jornalista que lhe dirigiu uma pergunta, colocando-o numa condição delicada não apenas para o debate, mas diante do eleitorado feminino que a campanha faz um esforço enorme em recuperar. 

Simone conta com nosso respeito e admiração, mas, na realidade, quem venceu o debate foi o cearense Ciro Gomes, do PDT, em nossa modesta opinião. É o mais preparado, aplicado, aquele que tem propostas concretas para o enfrentamento dos principais gargalos do país. É capaz de apontar, com riqueza de detalhes, os graves equívocos cometidos na gestão da coalizão petista, assim como na gestão do atual presidente, Jair Bolsonaro. Quanto a Lula, a própria assessoria considera que sua participação no debate não foi das melhores. Na nossa opinião, ele esteve irreconhecível, adotando um comportamento exageradamente comedido, possivelmente em razão das recomendações da assessoria, que ele resolveu seguir para além da risca. Com isso, pareceu acuado, na defensiva, sem brilho, encaracolado com o tema caro da corrupção. Lula não esteve bem. Em certo momento, pareceu até displicente. Um pouco antes do debate, indicou à jornalista que o entrevistou que gostaria da presença de mais candidatos. No final, observou que muitos candidatos atrapalham.(?)      

Nenhum comentário:

Postar um comentário