pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Convém não abusar da paciência da Justiça Eleitoral.
Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Editorial: Convém não abusar da paciência da Justiça Eleitoral.



Ontem, através de seu perfil numa das redes sociais, um antigo professor de Filosofia se questionava se já não seria o momento de adotar medidas contra os empresários que criaram um grupo de Whatsapp para defenderem, sem delongas, um golpe de Estado caso o presidente Jair Bolsonaro perca as eleições de outubro. Já repercutimos por aqui que um deles teria afirmado que prefere mil vezes um golpe à volta de Lula ao poder. Não temos dúvidas de que o STE está atento a essas falas, claramente em contraposição ao respeito e acatamento dos resultados das eleições, e, sobretudo, contra as instituições da democracia. 

Não se trata de uma pregação isolada. O grupo é forte e barulhento, financiador de candidados afinados com seus ideais e grupos de propagação de seu ideário pelas redes sociais. Legalmente existira elementos para acionar esses pregadores do retrocesso político e do autoritarismo,mas, até nestes aspectos, a moderação e a prudência política talvez seja o melhor caminho, como, possivelmente, a chapa de Bolsonaro não será cassada, conforme solicitada pela PDT, de Ciro Gomes, assim como Lula ainda não será punido por ter chamado Bolsonaro de genocida. 

Bolsonaristas também estão afirmando que Lula fechará igrejas evangélicas caso seja eleito. Quando essa enchurrada de equívocos chegam às autoridades competentes, eles precisam fazer um julgamento correto, ponderado, observar as reincidências ou talvez concluir que é necessário frear o processo, evitando um mal maior. Como observou - ou advertiu - o Minsitro Alexandre de Moraes, a Justiça Eleitoral vai deixar o jogo ser jogado dentro das regras estabelecidas e intervir o mínimo possível. Mas, convém não abusar da paciência do ministro, que também afirmou que será rigoroso quando precisar tomar alguma medida.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário