pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Você já viu alguém pedindo pão?
Powered By Blogger

sábado, 27 de agosto de 2022

Editorial: Você já viu alguém pedindo pão?

 



Por vezes, o presidente Jair Bolsonaro comete alguns equívocos imperdoáveis, como este último, durante uma entrevista a Rádio Jovem Pan, quando questionou os milhões de brasileiros e brasileiras que passam fome. Logo, preocupada com a repercussão negativa da declaração - sobretudo nessa fase da campanha - sua assessoria tratou de conversar com ele a esse respeito, no sentido de que ele pudesse corrigir, espera-se que a tempo, o grave equívoco de sua afirmação. Na realidade, são 33 milhões de brasileiros que pedem um pão e basicamente o dobro que vivem na condição de insegurança alimentar no país, ou seja 61 milhões. 

Até recentemente, pessoa ligada a um órgão federal andou trazendo alguns questionamentos a esse respeito, em contraposição aos dados apresentados pela Fundação Getúlio Vargas. O fato gerou algumas polêmicas, mas só isso. A realidade brasileira, aliás, salta aos olhos daqueles que não se recusam a enxergá-la, como o Padre Júlio Lancelote, por exemplo, que afirmou que convive com gente pedindo pão todos os dias. Os índices da Fundação Getúlio Vargas indicam que nunca o país empobreceu tanto quanto em 2021, se considerarmos a série histórica de pesquisas daquela Instituição realizadas nos últimos dez anos. 

Não deixa de ser curioso - e igualmente preocupante - o fato de que os números dos que passam fome no país corresponde ao mesmo escore daquele contingente que saiu da extrema pobreza nos Governos da Coalizão Petista. Parece que estamos diante de uma espécie macabra de efeito bumerangue. Estudando o tema desde a década de 30 do século passado, o sociólogo pernambucano Josué de Castro deve estar se remexendo na tumba, depois de uma estultice dessas, ditas por alguém que não poderia ignorar esses fatos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário