pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Paraná Pesquisas aponta empate técnico entre Lula e Jair Bolsonaro.
Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Editorial: Paraná Pesquisas aponta empate técnico entre Lula e Jair Bolsonaro.


Ouvido a respeito sobre se participaria dos próximos debates entre os candidatos que concorrem à Presidência da República, o presidente Jair Bolsonaro(PL), naquele jeito espontâneo de falar, afirmou que iria sim, sem nenhum problema. Uma atitude muito tranquila, para quem enfrentou alguns tropeços, durante o debate da Rede Bandeirantes, justamente em relação a um nicho eleitoral onde o candidato enfrenta algumas dificuldades: o eleitorado feminino. Bolsonaro, como se sabe, tem um temperamento difícil de ser contido pelas  regras do politicamente correto do marketing eleitoral. Saiu um pouco amuado do debate da Band e seria previsível que sua assessoria, quem sabe, até o aconselhasse a deixar a poeira baixar. 

Surpreendentemente, ele conseguiu a proeza de manter-se calmo e de sangue frio durante a entrevista concedida ao Jornal Nacional. A discussão com a jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura,  e suas referências à senadora Simone Tebet(MDB-MS), durante o debate da Band, não repercutiram muito bem e foram bastante exploradas pelos adversários. Segundo algumas análises, Bolsonaro acabou dando o mote para o crescimento das candidaturas femininas nesta campanha. Até Lula andou tirando uma casquinha afirmando, em vídeo que circula nas redes, que ele, Bolsonaro, não gosta de mulher. 

A tendência, de fato, é que as mulheres candidatas melhorem seu desempenho, mas não o suficiente para mexer na bolha impenetrável da polarização, até porque não haveria tempo suficiente para isso até dois de outubro, salvo por algum tsuname de última hora. Numa entrevista recente, o Ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, uma espécie de Primeiro-Ministro e principal assessor político do presidente Jair Bolsoanro, afirmou que o Planalto já teria informações dando conta de que Lula e Bolsonaro estariam empatados e até o 07 Setembro o presidente já apareceria à frente do petista. 

Uma pesquisa divulgada hoje, realizada pelo  Instituto Paraná Pesquisas, confirma tal otimismo do senador Ciro Nogueira, observando um empate técnico entre ambos. Não há muito coisa a ser dita, exceto pelo que se discute por aqui cotidianamente, ou seja, as dificuldades do petista com alguns nichos eleitorais, alguns equívocos estratégicos de campanha, o recrudescimento de interesse, junto ao eleitorado, de temas delicados, como a corrupção. Pelo lado do Governo, os bons ventos que sopram do ponto de vista da  condução da política econômica, como a deflação, criação de empregos, redução do preço da gasolina e, naturalmente, os bons resultados do pagamento de benefícios sociais, como o Auxílio Brasil. 

Depois de um certo período, boa parte dos institutos de pesquisa passaram a identificar uma melhoria da avaliação do Governo em suas séries históricas de levantamentos  e isso, naturalmente, iria se refletir nas intenções de voto. Bolsonaro já supera Lula em São Paulo e no Rio de Janeiro. Até recentemente, teria firmado um acordo com Romeu Zema(Avante), governador de Minas Gerais, para o segundo turno das eleições presidenciais. Mesmo no Nordeste, tradicional reduto eleitoral petista, a tendência é que Bolsonaro reduza essa diferença, pois aqui se concentra o grosso dos beneficiários dos programas federais. Pouca coisa o adversário pode fazer em relação a isso.

Lula: 41%

Bolsonaro 37,1%   

Nenhum comentário:

Postar um comentário