pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Os aperreios do ex-juiz Sérgio Moro
Powered By Blogger

sábado, 6 de agosto de 2022

Editorial: Os aperreios do ex-juiz Sérgio Moro



Faz algum tempo que o ex-juiz da Lava-Jato, Sérgio Moro, não encontra um momento de sossego. É impressionante como ele costuma perder o timing ou avaliar mal as chances ou oportunidades que lhes sao oferecidas. Como num filme, vem à nossa memória toda uma trajetória repleta de atropelos depois que deixou a sua toga em Curitiba para alçar voos políticos nacionais. Ao que se sugere, sua maior ambição era mesmo tornar-se ministro do Supremo Tribunal Federal, o que coroaria sua carreira como juiz federal. 

Sua tentativa de viabilizar tal projeto através da aceitação do convite para ser Ministro da Justiça e Segurança Pública no Governo de Jair Bolsonaro, como se  sabe, não deu muito certo. Ainda hoje haveria indisposições entre ambos. Com um capital político relativamente preservado, vieram os convites para tentar uma carreira política, que acabou, num primeiro momento, empolgando o ex-juiz. Álvaro Dias ofereceu-lhes a mão e o Podemos para viabilizar o seu projeto de candidatar-se à Presidência da República. 

Logo ele perceberia que a legenda não teria recursos e estrutura para bancar uma candidatura presidencial e começou a se movimentar no sentido de procurar outro pouso partidário, deixando alguns desafetos pelo cominho. Depois, como se sabe tentou entabular negociações complicadas com o Uniao Brasil, que sempre deixou claro que o aceitava, mas dentro de condições bem definidas, que não incluiam uma candidatura à Presidência da República. 

Neste intervalo, vieram os problemas relativos à transparência e impostos devidos sobre os proventos recebidos na iniciativa privada, além dos problemas junto à Justiça Eleitoral em relação ao domicílio eleitoral em São Paulo, que não aceitou a locação de um espaço em hotel como algo plausível, inviabilizando suas pretenções políticas naquela Estado da Federação. Finalmente, voltou ao seu torrão natal, a sua querida Curitiba para postular uma vaga ao Senado Federal pelo Paraná. Hoje passou a circular nas redes sociais um vídeo onde o ex-juiz é hostilizado por populares no momento em que tenta gravar um vídeo, possivelmente para o seu programa de TV. Ali, disputa a vaga com Álvaro Dias, do Podemos.  Uma vida de aperreios para o ex-juiz.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário