Há uma professora pernambucana sugerindo que irá solicitar da Rede Globo um certificado em razão de ter acompanhado, com muita atenção, a Aula-Espetáculo proferida por Lula durante sua entrevista ao Jornal Nacional. Havia um outro pernambucano, o teatrólogo Ariano Suassuna, conhecido nacionalmente por essas aulas-espetáculo. Ariano, naturalmente, tinha um senso de humor mais apurado do que Lula. Aliás, essa aulas-espetáculo são sempre entremeadas por tiradas impagáveis.
Da fala de Lula, talvez pudéssemos considerar a sua resposta a Renata Vasconcelos sobre a produção de arroz orgânico do MST. Tirando de letra, a citação ao educador pernambucano, Paulo Freire, ao argumentar que, as circunstâncias políticas impõe alguns acordos com os divergentes, para se contrapor aos antagônicos. Segundo comentários, a citação de Lula, de imediato, deu um pique de audiência nas redes sociais. Aliás, a hashtag criada com Lula no JN alcançou o primeiro lugar mundial na rede social Twitter.
Conforme afirmamos antes, Lula pode não ter o mesmo talento de Ariano Suassuna, mas a sua passagem pela bancada do Jornal Nacional foi histórica, uma perfomance considerada de alto nível até mesmo por seus opositores. Os problemas que o candidato já vinha enfrentado nas pesquisas de intenção de voto, possivelmente, permanecem. Difícil dizer se o seu desempenho no Jornal Nacional poderia produzir alguma mudança neste cenário, até porque o adversário cresce em razão de outros fatores, como a melhoria dos indicadores econômicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário