pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Bolsonaro volta atrás e vai ao Jornal Nacional
Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Editorial: Bolsonaro volta atrás e vai ao Jornal Nacional

 



Uma pesquisa do Instituto Quaest\Genial, divulgada recentemente, aponta uma melhoria de desempenho do presidente Jair Bolsonaro(PL) junto a diversos segmentos do eleitorado, inclusive entre aqueles segmentos onde, até então, havia uma larga vantagem do petista Luiz Inácio Lula da Silva(PT). Para que tenhamos uma ideia, ele consegue melhorar até no Nordeste, reduto tradicional do adversário. Há uma relação automática: melhora a percepção da população sobre a economia, melhora a avaliação do seu governo e isso se reflete diretamente sobre seus índices de intenção de voto. 

Como observou um analista, seu ibope melhorou entre os beneficiários do Auxílio Brasil antes mesmo do início do pagamento do benefício. Somente a expectativa de recebê-lo já teria sido suficiente para melhorar o humor deste eleitorado em relação ao presidente. Numa entrevista recente à revista Veja, o Ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, um dos principais assessores políticos do presidente, faz uma aposta arriscada: Lula vence no Nordeste, mas Bolsonaro ganharia em todas as capitais da região. 

Pelo sim, pelo não, neste momento crucial da campanha, convém tomar todos os cuidados possíveis. Caminhar como quem pisa em ovos, para não oferecer munição ao adversário. Isso vale para Bolsonaro, isso vale igualmente para Luiz Inácio Lula da Silva(PT). A esta altura do campeonato, Bolsonaro já deve ter sido aconselhado a não colocar tudo a perder nas comemorações do próximo 7 de setembro, pedindo ao seus seguidores moderação diante dos ventos que, neste momento, são favoráveis à campanha. 

Talvez neste mesmo contexto se explique a sua decisão de voltar atrás em relação às entrevistas que serão realizadas no Jornal Nacional, onde ele já havia comunicado que não iria, pois só concederia a entrevista no Palácio do Planalto e não no Rio de Janeiro, conforme proposto pela emissora. Seus assessores devem ter percebido que seria um equívoco ausentar-se dessas entrevistas, quando todos os outros candidatos agendados já teriam confirmado presença.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário