pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Pesquisa do IPEC indica uma "estabilidade' na disputa presidencial.
Powered By Blogger

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Editorial: Pesquisa do IPEC indica uma "estabilidade' na disputa presidencial.


Confesso que fiquei um pouco decepcionado com essa nova pesquisa do Instituto IPEC, divulgada no dia de ontem, 29\08, com os índices de intenção de voto dos candidatos que disputam as eleições presidenciais de 2022. Não por ser do Instituto, naturalmente, por saber tratar-se de um órgão de pesquisa de grande espertise, credibilidade e seriedade. A decepção se dá em relação aos índices apresentados sobre o desempenho dos candidatos, reproduzindo os mesmo escores de uma outra pesquisa do Instituto, de 15 dias atrás. 

A julgar por esses números, nada de novo ocorreu desde então e teremos uma eleição praticamente já definida, ou seja, os índices do IPEC - ex-IBOPE - nos remetem a uma estabilidade desconfortante, sobretudo em razão dos acontecimentos dos últimos dias, como a entrevista dos candidatos ao Jornal Nacional, o debate promovido pela Rede Bandeirantes de Televisao, sem falar na saia justa dos tropeços dos principais competidores, assim como o protagonismo que podem assumir as candidaturas femininas, alavancadas pelas atitudes misóginas dos candidatos homens. 

Por trazer alguns indicadores ou tendências novas, vou arriscar aqui um palpite: A pesquisa do FSB\BTG, apesar do Instituto não possuir o mesmo status do IPEC, assumiu maior importância e relevância entre os formadores de opinião. Nela observa-se, por exemplo, um crescimento das candidaturas da chamada terceira-via, protagonizada por Ciro Gomes e Simone Tebet, do MDB, com uma grande perspectiva de crescimento, ancorada na simpatia do voto feminino. Há, igualmente, uma ligeira queda de dois pontos nos índices do candidato Luiz Inácio Lula da Silva(PT), que já teria uma agenda com governadores e ex-governadores para discutir o tema segurança pública, segundo dizem, numa tentativa de afastar o tema da corrupção da pauta das eleições de outubro.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário