pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Os segredos e dissimulações do eleitor mineiro
Powered By Blogger

sábado, 20 de agosto de 2022

Editorial: Os segredos e dissimulações do eleitor mineiro

 


Há pouco li um artigo bastante interessante sobre o comportamento do mineiro, dado a segredos e dissimulações. O artigo, escrito pelo jornalista Marcelo Tognozzi, narra alguns episódios interessantes envolvendo essa característica de comportamento do povo mineiro, em alguns casos, com reflexos nas eleições, embora o autor faça remissão à literatura do cronista Fernando Sabino, entre outros autores, para reforçar seus argumentos. Minas Gerais, de fato, é um Estado emblemático, tornando-se estratégico numa eleição presidencial. Quem tem problemas ali acaba se complicando no geral.  

Neste aspecto, como observa o autor, o eleitor mineiro ainda é uma esfinge a ser decifrada pelos candidatos. EM tese, o atual governador Romeu Zema,do Avante, que é candidato à reeleição, como ja discutimos numa outra ocasião, faz o jogo certo ao não se comprometer nas eleições presidenciais, pois sabe que poderia ter o apoio do eleitor de Lula, assim como do eleitor de Jair Bolsonaro. E ainda fica bem na fita, pois mantém a ética e a coerência de apoiar o candidato do seu partido, D'ávila. 

Existe, de fato, uma probabilidade de ele vir a ser reconduzido ao Palácio Tiradentes. Afinal, tem a aprovação de sua gestão pelo eleitor de Minas Gerais. Por outro lado, essa dissimulação do eleitor mineiro constitue-se num grande problema. Salvo melhor juízo, pelo menos 50% deles afirmam que poderiam mudar de voto. Isso soa como música para o candidato do PSD, Alexandre Kalil, ex-prefeito de Belo Horizonte. Hoje o Instituto Real Big Time Data publicou mais uma pesquisa sobre intenções de voto naquela praça, onde a diferença entre Zema e ele caiu sensivelmente, embora ainda seja significativa, ou seja , 12 pontos. Quando o seu nome é associado a Lula, no entanto, ele inverte as posições. Vai a 41% e Zema cai para 36%. A pesquisa foi realizada no período de 16 a 18 de agosto, ouviu 1500 eleitores, a margem de erro pe de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada no STE\MG: 00461\2022.

Romeu Zema 46%

Alexandre Kalil 34%

Nenhum comentário:

Postar um comentário