pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Ciro dá uma aula de Brasil no Jornal Nacional
Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Editorial: Ciro dá uma aula de Brasil no Jornal Nacional



Ontem, 23\08, foi o dia de o candidato Ciro Gomes, do PDT, conceder sua entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo. Independentemente dos resultados das eleições presidenciais de 2022, esta será, de longe, a melhor entrevista concedida por um candidato presidencial àquela bancada de entrevistadores. Ciro é o candidato mais preparado entre todos os que concorrem à Presidência da República e este fato se sobressai no contexto de sua performance durante a entrevista concedida a William Bonner e Renata Vasconcelos. Com todo o respeito aos entrevistadores, deu pena observar que eles apenas arranhavam a superfície dos graves problemas nacionais. Ciro, na realidade, deu uma aula de Brasil. 

Louve-se seu esforço, como ele mesmo afirma num dos momentos da entrevista, de ser um vassalo do Brasi. Foi alguém que fez o seu dever de casa, ou seja, estudou, conversou e aprendeu bastante para pensar o país, inclusive ocupando diversos cargos públicos. Mereceria uma chance, embora os padrões das disputas eleitorais no país conduzam a essa centrífuga política de uma polarização que nos impedem de pensar em outras alternativas. É tiro no escuro do retrocesso político ou um eterno retorno marcado por alguns problemas na condução dos negócios de Estado, que, como ele observa, citanto Albert Einstein, não podemos esperar algo diferente, se continuarmos fizendo as mesmas coisas. Mais ou menos isso, leitor. 

Não sei se a repercussão da entrevista porduzirá algum efeito no contexto dessa polarização política. É pouco provável que isso venha a ocorrer. Ciro tentou de todas as formas quebrar essa polarização, mas não foi muito feliz na empreitada. Pelas últimas pesquisas de intenção de voto divulgada, ostenta algo em torno de 7 a 10% da preferência do eleitorado, algo bem próximo do seu escore das últimas eleições presidenciais que disputou. Uma pena que um candidato tão preparado não tenha conseguido sensibilizar o eleitorado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário