Você já assinou a Carta pela Democracia? Não? Então assine, pois estamos passando por um momento de crise institucional e política onde a nossa experiência democrática precisa ser defendida e você, como brasileiro e brasileira que tem compromissos com o país, precisa demonstrá-lo. Os arroubos de contraposição a esta iniciativa partem exatamente dos atores políticos que já demonstraram que não possuem quaisquer compromisso com os princípios que norteam um regime democrático.
A experiência democrática brasileira precisará ter nervos de aços para superar e continuar sobrevivendo às intempéries autoritárias. Como enfatizo sempre por aqui, somos hoje a democracia mais ameaçada do planeta. Iniciativas como esta, quando a sociedade civil se mobiliza para defendê-la serão sempre bem-vindas. Pilares de nossa democracia, como a isenção, transparência e lisura dos processos eleitorais passaram a ser questionados cotidianamente, criando um clima de hostilidades entre os poderes, nada salutar para uma boa convivência política entre esses atores.
Hoje, em pronunciamento mais incisivo, o Presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco(PSD-MG) lembrou um dado que já havia caído no esquecimento: as urnas eletrônicas são um orgulho nacional. Ao longo dos anos, esse instrumento foi sendo aperfeiçoado, tornando-se um meio seguro e transparente de votação, acompanhamento e aferição dos resultados de uma eleição. Um ambiente político de respeito mútuo, de delegação a órgãos com a idoneidade e espertise técnica suficientes para arbitrarem e deliberarem sobre os resultados de um processo eleitoral é um preceito fundamental dos regimes democráticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário