pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: A cruzada de Alexandre de Moraes contra as fake news.
Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Editorial: A cruzada de Alexandre de Moraes contra as fake news.



Ontem foi o dia da posse do Ministro Alexandre de Moraes como presidente do STE. Investido dessa condiçao, ele será uma espécie de xerife das próximas eleiçõe de outubro. Num discurso marcado por muitos simbolismos, ele deu o tom e traçou, com régua e compasso, a sua conduta à frente do órgão responsável pelas eleições no país, conferindo-lhes condições efetivas de realização; regras de conduta dos candidatos e eleitores; apuração isente dos seus resultados e homologação dos candidados eleitos. 

Alexandre de Moraes, produziu um discurso impecável na defesa das instituições democráticas, ao repelir os ataques infundados contra a lisura do processo eletrônico de votação e apuração dos votos e, não menos importante, o combate às fake news, tema em relação ao qual ele vem se notabiizando ao longo de sua carreira de magistrado, seja no STF, e, agora, à frente do STE. Estabelecida as regras do jogo, como ele observa, a Justição Eleitoral deve agir o menos possível, mas, se houver a necessidade, ela será célere, rigorosa e incisiva contra os infratores. 

Desde de que a mentira passou a ser usada como uma arma política, ela tem produzido danos irreparáveis à reputação de cidadãos e cidadãs, assim como ao próprio processo democrático. Eleição é um momento em que se escolhe a melhor proposta para se gerir a pólis. Não é para plantação de mentiras e eventuais desmentidos, que acabam por não superar os efeitos dos danos produzidos. A mentira, como observou o ministro Luiz Roberto Barroso, precisa voltar a assumir o seu verdadeiro status, ou seja, de coisa errada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário