pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Lula amplia o diálogo com atores politicos estratégicos nesta fase da campanha
Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Editorial: Lula amplia o diálogo com atores politicos estratégicos nesta fase da campanha



Este editor foi informando que a equipe do candidato Luiz Inácio Lula da Silva teria solicitado uma pesquisa interna com o objetivo de analisar os efeitos de programas como Auxilio Brasil junto aos eleitores. Não deixa de ser curioso o fato de que parcelas dos que recebem o benefício ainda o associam ao antigo Bolsa Família e, portanto, ao ex-presidente Lula. Crescer junto a este eleitorado - que recebe abaixo de dois salários mínimos - ainda é uma preocupação do staff político do presidente Jair  Bolsonaro, que avança num ritmo bem mais expressivo junto a outros segmentos do eleitorado, inclusive entre aqueles que ganham entre dois e cinco salários mínimos. A queda do preço dos combustíveis pode estar rendendo mais dividentos eleitorais para o presidente do que o pagamento do benefício.  

Embora não haja dúvidas de que esse derrame de recursos junto a 20 milhões de eleitores, neste primeiro momento, venha produzir dividendos eleitorais, eles ainda são dúbios e incertos. 57% dos beneficiários não associam, organicamente, o voto ao recebimento do benefício. O eleitor evangélico é outro grande dilema para o PT, mas se trata de uma guerra perdida para o adversário, que nada de braçadas entre o rebanho. Como discutimos num outro editorial tratadno do assunto, o PT perdeu visgo junto a alguns segmentos do eleitorado, entre eles os avangélicos. 

Ainda mantendo uma dianteira que lhes assegura até mesmo uma vitória no primeiro turno, o morubixaba petista amplia seu diálogo com apoaiadores que podem ser úteis neste momento, como a ex-Ministra do Meio-Ambiente, Marina Silva. Assim como André Janones - que pediu e foi atendido no tocante à continuidade do Auxilio Brasil e sua ampliação para as mães solteiras - Marina teve ter uma pauta para apresentar a Lula, mas, convenhamos, diante do desastre das políticas atuais para área de meio-ambiente, não será difícil eles construírem um consenso em torno do assunto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário