pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: O xadrez político das eleições estaduais de 2022 em Pernambuco: Pesquisa da Potencial Inteligência já aponta Anderson rivalizando com Marília
Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

O xadrez político das eleições estaduais de 2022 em Pernambuco: Pesquisa da Potencial Inteligência já aponta Anderson rivalizando com Marília



Gradativamente, o cenário político no Estado começa a sugerir alguns contornos relativamente mais definidos no que concerne à disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. Isso ocorre, sobretudo, em razão das convergências de escores apresentadas por duas pesquisas de intenção de voto recentemente divulgadas: a do Instituto Real Time Big Data e a da Potencial Inteligência, anunciada no dia de hoje, 10\08. As diferenças dos índices de intenção de voto dos candidatos apresentadas por ambos os institutos variam dentro da margem de erro, o que sugere mais convergências do que discrepâncias entre as duas pesquisas. 

Como já havíamos afirmado num outro momento, tínhamos uma grande curiosidade - que dividíamos com os eleitores pernambucanos - acerca do comportamento do pelotão de candidatos embolados na margem de erro. Agora, diante do resultado dessas duas novas pesquisas, já é possível observar um esboço de reação do candidato do PL, Anderson Ferreira, no sentido de colocar-se na condição de polarizar a disputa com  a candidata do solidariedade, Marília Arraes. Na pesquisa do Potencial Inteligência, o candidato já aparece, numericamente, superando a candidata Raquel Lyra, do PSDB. 

A notícia ruim para Anderson Ferreira é que ele teria que superar os índices de desaprovação do Governo Federal no Estado, além da grande rejeição ao presidente Jair Bolsonaro. Mas, como se sabe, esse xadrez de tranferência de "aprovação' ou "rejeição' não é algo que ocorra automaticamente. Lula, por exemplo, tem sérias dificuldades de transferência de votos em diversas praças do país, inclusive Pernambuco. Vivendo um momento difícil na campanha - em razão da melhoria dos índices de Jair Bolsonaro - é dado como certo que ele centrará esforços em praças estratégicas para as eleições. Talvez não possa ajudar Danilo Cabral(PSB-PE) como gostaria. 

Em tese, Anderson teria que ser maior do que a rejeição ao presidente Jair Bolsonaro no Estado. Mas, a rigor, ele possui os trunfos de ser um político de perfil metropolitano e ter sido bem-sucedido na gestão do segundo maior colégio eleitoral do Estado, a cidade de Jaboatão dos Guararapes. A notícia boa é que, num contexto onde o presidente vem melhorando seus índices de aprovação e intenção de voto, a tendência é que tal fenômeno, quem sabe, também possa se repetir no Estado. 

Caso se consolide essa polarização entre ele e Marília Arraes, ele estará disputando o Palácio do Campo das Princesas com uma antiga aliada, pois chegou a apoiá-la por ocasião do segundo turno das eleições para a Prefeitura da Cidade do Recife, em 2020. Num eventual segundo turno, suas possibilidades de formação de palanques de apoio são maiores, em razão do seu bom trânsito político, construído ao longo as negociações iniciais de chapa, antes da disputa. Se os socialistas não superarem suas adversidades, pode ser até que não declare seu apoio a um bolsonarista, mas ficarão torcendo, de camarote, por sua vitória. Tudo, menos Marília diriam eles. A Potencial Inteligência foi a campo entre os dias 04 e 08 de agosto, onde ouviu mil eleitores, em 76 municípios. A Pesquisa está registrada sob número: TSE-PE: 06509\2022. Eis os dados: 

Marília Arraes(SD-PE)               29,4%

Anderson Ferreira(PL-PE)            15,5%

Raquel Lyra(PSDB-PE)                12,8%

Danilo Cabral(PSB-PE)               11,8%

Miguel Coelho(UB-PE)                 8,9%

P.S.: Do Contexto Político: A rigor, os candidatos do segundo pelotão ainda estão empatados dentro da margem de erro de ambos os institutos. Ocorre, porém, que, ao superar Raquel Lyra - mesmo que ainda dentro da margem de erro - o candidato Anderson Ferreira reposiciona-se num contexto de uma disputa que poderá vir a ser polarizado, assumindo sua condição de representante do bolsonarismo no Estado.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário