pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Bolsonaro recupera terreno nos principais colégios eleitorais do país
Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Editorial: Bolsonaro recupera terreno nos principais colégios eleitorais do país



Deve sair logo mais a tão aguardada pesquisa de intenção de voto do Instituto Datafolha. O Datafolha, como já informamos em outra ocasião, é uma espécie de parâmetro para os demais institutos, para o mercado e para os formadores de opinião. Não seria prudente especular o que virá por aí. Vamos aguardar - não sem alguma ansiedade - os indicadores do Instituto, que possui grande espertise e credibilidade no mercado. Por enquanto, vamos conversar sobre os indicadores ja existentes. Hoje foi divulgado, através do site da Revista Veja, os números de uma pesquisa do Instituto Quaest\Genial sobre a disputa presidencial no Rio de Janeiro, tradicional reduto do bolsonarismo. 

Naquela praça, até recentemente, Lula guardava uma ligeira dianteira sobre o adversário Jair Bolsonaro. Pelos números divulgados pelo Instituto, nesta última pesquisa, agora eles estão empatados, assim como já ocorre em um outro importante colégio eleitoral - o maior deles, aliás - São Paulo. De acordo com o levantamento do Instituto, ambos aparecem com 39% das intenções de voto. No segundo colégio eleitoral do pais, Minas Gerais, o candidato do PT ainda lidera, mas o assédio de Jair Bolsonaro é grande. Em apenas uma semana, depois do início do pagamento do Auxílio Brasil, ele conseguiu reduzir essa diferença em 9 pontos. 

Até mesmo na Bahia, o quarto colégio eleitoral e reduto tradicional do petismo - a diferença entre Lula e Jair Bolsonaro já teria sido mais expressiva. Ainda não estamos tratando aqui de uma situação considerada a ideal para os assessores do presidente - que, possivelmente, já imaginam sua dianteira nas pesquisa a essa altura do campeonato - mas há o que eles possam comemorar. Os ventos começaram a soprar favoravelmente ao candidato depois dos resultados de algumas medidas econômicas adotadas, de forma temerária, conforme já enfatizamos. Com o início oficial da propaganda eleitoral - Lula tem o maior tempo entre os candidatos - assim como os debates televisivos, vamos aguardar para ver como o eleitorado irá se comportar daqui para frente.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário