pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Vamos ouvir Simone Tebet? É hoje no Jornal Nacional
Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Editorial: Vamos ouvir Simone Tebet? É hoje no Jornal Nacional



Há tantas informações desencontradas em torno da presença ou não do presidente Jair Bolsonaro no debate do próximo domingo, dia 28, na Rede Bandeirantes, que já começamos a sugerir a possibilidade de alguma  "facada" - com a permissão dos bolsonaristas - em torno do assunto. Se for verdade, ele manterá o suspense até às últimas horas. Mas, nem tudo são dúvidas e inquietações. Logo mais, a partir das 20h:30 está programada a presença da candidata do MDB, Simone Tebet, no Jornal Nacional. Com uma candidatura que contou com inúmeros atropelos e entrou na disputa já um pouco tarde, Simone Tebet, assim como Ciro Gomes, tenta quebrar uma polarização praticamente consolidada entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores. 

É uma dinâmica competitiva que praticamente não permite espaço para o surgimento de outros nomes na disputa. Isso fica evidente em algumas manifestações pelas redes sociais, onde alguns eleitores assinalam que reconhecem o preparo de Ciro, mas votarão em Lula. Ciro disputa as eleições presidenciais pela quarta vez sem conseguir encontrar o timing correto para construir uma despolarização. Alguns amigos já anteciparam que poderão votar nele no primeiro turno, mas, e no segundo turno, quando precisarem optar entre Lula e Bolsonaro? A batalha para a candidata Simone Tebet(MDB) é ainda mais dura, pois suas dificuldades são ainda maoires. 

Não tenho uma opinião formada sobre como ela irá se comportar durante a entrevista. É uma incógnita. Talvez apontar, como fez Ciro, os problemas inerentes aos dois candidatos que lideram as pesquisas? Enfatizar o fato de ser uma mulher que estará disputando o  cargo? Enfim, vamos acompanhar a candidata que se trata de uma pessoa séria, idônea, capaz, que muito poderia contribuir para o país na condição de presidenta. Simone Tebet ostenta algo em torno de 3% das intenções de voto. O cientista político Bolívar Lamounier antecipu que ela poderia virar esse jogo e ir para o segundo turno. Ninguém apostou muito nessa tese de Bolívar,mas, se, de fato, ela pode virar esse jogo, tal virada começa logo mais durante sua entrevista ao JN.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário