Há tantas informações desencontradas em torno da presença ou não do presidente Jair Bolsonaro no debate do próximo domingo, dia 28, na Rede Bandeirantes, que já começamos a sugerir a possibilidade de alguma "facada" - com a permissão dos bolsonaristas - em torno do assunto. Se for verdade, ele manterá o suspense até às últimas horas. Mas, nem tudo são dúvidas e inquietações. Logo mais, a partir das 20h:30 está programada a presença da candidata do MDB, Simone Tebet, no Jornal Nacional. Com uma candidatura que contou com inúmeros atropelos e entrou na disputa já um pouco tarde, Simone Tebet, assim como Ciro Gomes, tenta quebrar uma polarização praticamente consolidada entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores.
É uma dinâmica competitiva que praticamente não permite espaço para o surgimento de outros nomes na disputa. Isso fica evidente em algumas manifestações pelas redes sociais, onde alguns eleitores assinalam que reconhecem o preparo de Ciro, mas votarão em Lula. Ciro disputa as eleições presidenciais pela quarta vez sem conseguir encontrar o timing correto para construir uma despolarização. Alguns amigos já anteciparam que poderão votar nele no primeiro turno, mas, e no segundo turno, quando precisarem optar entre Lula e Bolsonaro? A batalha para a candidata Simone Tebet(MDB) é ainda mais dura, pois suas dificuldades são ainda maoires.
Não tenho uma opinião formada sobre como ela irá se comportar durante a entrevista. É uma incógnita. Talvez apontar, como fez Ciro, os problemas inerentes aos dois candidatos que lideram as pesquisas? Enfatizar o fato de ser uma mulher que estará disputando o cargo? Enfim, vamos acompanhar a candidata que se trata de uma pessoa séria, idônea, capaz, que muito poderia contribuir para o país na condição de presidenta. Simone Tebet ostenta algo em torno de 3% das intenções de voto. O cientista político Bolívar Lamounier antecipu que ela poderia virar esse jogo e ir para o segundo turno. Ninguém apostou muito nessa tese de Bolívar,mas, se, de fato, ela pode virar esse jogo, tal virada começa logo mais durante sua entrevista ao JN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário