pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: O xadrez político das eleições estaduais de 2022 em Pernambuco: Hoje sai nova pesquisa sobre a corrida estadual
Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

O xadrez político das eleições estaduais de 2022 em Pernambuco: Hoje sai nova pesquisa sobre a corrida estadual



Muita expectativa no mundo político pernambucano em torno da nova pesquisa do IPEC - antigo IBOPE -, que será divulgada hoje à noite, através do Jornal Nacional, sobre a corrida estadual. Na realidade, trata-se da primeira pesquisa do Instituto no âmbito nacional. Como se sabe, as pesquisas de intenção de voto aqui na província têm se caracterizado por uma inquietante regularidade, sobretudo em relação a um pelotão de candidatos que aspira a disputar, com a candidata Marília Arraes, do Solidariedade, um eventual segundo turno das eleições. 

Ela continua firme na liderança em todas as pesquisas até aqui realizadas, embore ostente taxa de rejeição até certo ponto preocupante. Nem tanto para os seus concorrentes o o staff de sua campanha, mas para nós, estudiosos do tema. Importante entender de onde viria essa rejeição à candidata. De sua vinculação a um partido conservador, como o Solidariedade? Pelo fato de compor politicamente com atores políticos de sólida tradicão conservadora, formado na escola macielista? O Dr. Miguel Arraes fazia isso desde longas datas e isso nunca o prejudicou eleitoralmente. 

Ontem acompanhei um pronunciamento de um dos candidatos que concorrem ao Governo do Estado, queixando-se das datas que estão sendo programadas para os primeiros debates televisivos entre os concorrentes ao Palácio do Campo das Princesas. Na realidade, ele tem razão. Pernambuco precisa ser debatido urgentemente e de forma sistemática. É preciso construir um bom plano de governo para soerguer o Estado, que ostenta taxas sofríveis de crescimento, desemprego, atração de novos investimentos e dos cuidados com a sua população, a que mais empobreceu no país em 2021.  É curioso como essa preocupação está perpassando pelas propostas dos candidatos, que acenam, ao seu modo, com programas para enfrentar  os níveis vergonhosos de pessoas que estão em estágio de insegurança alimentar no Estado.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário